Polícia derruba quase 2 mil sites e apps de IPTV e pirataria no Brasil


Vladimir Chaves



A operação chamada de 404 conseguiu derrubar uma nova leva de conteúdos ilegais na internet no mês de junho. O esforço feito pela polícia brasileira com a ajuda da empresa de antipirataria Nagra vem mostrando resultados. Entre 2019 e 2022, um total de 1.022 sites e 720 apps piratas acabaram caindo, tudo com foco na repressão de crimes praticados contra a propriedade intelectual na internet.

Até agora, quatro edições da Operação 404 ocorreram. Elas unem o governo brasileiro, grupos da indústria de entretenimento e parceiros. Ou seja, a cada ano, sites e aplicativos com objetivos de pirataria caem pela ação das autoridades:

Em 2019, foram 210 sites e 100 apps;

Em 2020, 252 sites e 65 apps;

Em 2021, 334 sites e 94 apps;

Na quarta edição, em 2022, 226 sites e 461 aplicativos piratas foram derrubados.

A execução mais recente ocorreu em junho, na qual buscas foram feitas até mesmo no metaverso. Segundo a polícia federal, “foram desativados quatro canais que realizavam transmissões ilegais de conteúdo e 90 vídeos tirados do ar”.

Curiosamente, os criminosos usam nomes de artistas famosos como Alok, Xande Aviões, Marília Mendonça e Aline Barros. Assim, esses apps e serviços conseguem capturar informações pessoais e bancárias dos usuários.

Por outro lado, o público ainda não parece muito convencido dos problemas da pirataria, isso é apresentado mais claramente no especial do Tecnoblog.

Empresa antipirataria foi importante na Operação

A empresa antipirataria Nagra, em parceria com a organização Alianza, afirmou que tem uma grande parcela na Operação 404. Do mesmo modo, ela conseguiu derrubar 300 apps de pirataria entre setembro de 2019 e agosto de 2020. Além disso, seus esforços desmantelaram 593 serviços de IPTV pirata entre setembro de 2020 e agosto de 2021.

Essa “ajudinha” também tirou do ar quase 9.500 playlists de IPTV pirata entre setembro de 2019 e agosto de 2021.

Com tantos aplicativos caindo, a confiança dos usuários acaba dando aquela estremecida. Por exemplo, o app chamado Cuevana 3 foi removido do APKCombo graças a uma reclamação. Ele tinha mais de 1 milhão de downloads.

O desenvolvedor lançou, consequentemente, novas versões como “Plus” e “Pro”, mas é mais complicado alcançar o sucesso de outrora se não tiver o símbolo de “1M+ download”. Diminuindo, assim, a confiança por parte das pessoas.

Em outras palavras, com a Operação 404 e o olhar atento de organizações como Nagra e Alianza, isso pode virar algo recorrente, atrapalhando os aplicativos piratas.

 

Com informações: Torrent Freak.

0 comentários:

Postar um comentário