Nova variante da covid-19 circula na Paraíba e especialista esclarece processo de mutação.


Vladimir Chaves



Uma nova variante do coronavírus está circulando na Paraíba e já foi confirmada a infecção de três pessoas. A variante P1, verificada originalmente no Amazonas, que tem uma maior capacidade de infecção, foi identificada pelo Laboratório Central de Saúde Pública da Paraíba (Lacen-PB). Também foi encontrada no estado a mutação E484K, originalmente encontrada na África do Sul e com grande capacidade de infecção. A infectologista do Sistema Hapvida Silvia Fonseca explica que a mutação é algo que ocorre com muita frequência com os vírus.

“Ocorre o tempo inteiro. Algumas mutações fazem até com que o vírus desapareça e outras fazem com que eles sejam mais virulentos”, pondera e acrescenta que no caso da coronavírus, surgiram algumas mutações que fizeram com que o Sars-CoV-2, causador da covid-19, passasse muito rápido de um para o outro, que é o que se vê agora.

No que diz respeito à reinfecção, a infectologista esclarece que ela ocorre quando uma pessoa adoeceu de covid-19, passam-se alguns meses e novamente essa mesma pessoa vem a contrair a doença. “Esse é um fenômeno raro, por enquanto, a gente não tem que ficar se preocupando muito com ele”, finaliza.

 A infectologista reforça que independente de uma pessoa ter tido ou não a covid-19, o essencial é seguir cumprindo as etiquetas respiratórias para prevenir a doença, que são lavar as mãos com água e sabão ou higienizar com álcool em gel, usar máscara, não levar às mãos ao rosto e manter o distanciamento social.

 Variante - Casos da variante conhecida como P1 já foram registrados em Amazonas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Pará, Paraíba, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Roraima, Santa Catarina e São Paulo. O primeiro caso foi identificado em 10 de janeiro, no Japão, em pessoas que chegavam no país vindas de Manaus.

Casos – A Paraíba vem registrando aumento de casos na última semana. O Estado já registrou 212.286 casos de coronavírus, 4.356 mortes pela doença e 156.580 pacientes recuperados. Cinco municípios concentram 45,41% dos novos casos registrados, sendo eles: João Pessoa, Campina Grande, Catolé do Rocha, Patos e Brejo do Cruz.

0 comentários:

Postar um comentário