Brasil: mais de 60 mil pessoas morreram por doenças cardiovasculares este ano


Vladimir Chaves



As doenças cardiovasculares, afecções do coração e da circulação, representam a principal causa de mortes no Brasil. São mais de 1.100 mortes por dia, quase 46 por hora e 1 morte a cada 90 segundos

Com a pandemia de Covid-19 e o grande número de mortes causadas pela doença, muitas pessoas se pronunciam nas redes sociais, perguntando se não há mais mortes no Brasil por outras doenças. Infelizmente há, e muitas: somente este ano, mais de 60,5 mil pessoas já morreram de doenças cardiovasculares no Brasil.

As doenças cardiovasculares, afecções do coração e da circulação, representam a principal causa de mortes no Brasil. São mais de 1.100 mortes por dia, quase 46 por hora e 1 morte a cada 1,5 minuto (90 segundos).

O Cardiômetro é um indicador do número de mortes por doenças cardiovasculares no país, criado pela Sociedade Brasileira de Cardiologia. O indicador mostra quantas pessoas morreram por doenças cardiovasculares no ano, mês e dia. O Cardiômetro, com base em cálculos estatísticos, permite, com bom intervalo de confiança, estimar o número de óbitos, orientando sobre a necessidade de prevenção rigorosa dessas enfermidades.

As mortes causadas por doenças cardiovasculares representam o dobro das causadas por todos os tipos de câncer juntos, são 2,3 vezes mais que as por causas externas (acidentes e violência), 3 vezes mais que as mortes por doenças respiratórias e 6,5 vezes mais que todas as causadas por infecções, incluindo a AIDS.

A Sociedade Brasileira de Cardiologia estima que, ao final deste ano, quase 400 mil cidadãos brasileiros morrerão por doenças do coração e da circulação. Muitas dessas mortes poderiam ser evitadas ou postergadas com cuidados preventivos e medidas terapêuticas.

O alerta, a prevenção e o tratamento adequado dos fatores de risco e das doenças cardiovasculares podem reverter essa grave situação.

 

Fonte: Sociedade Brasileira de Cardiologia

0 comentários:

Postar um comentário