De acordo com o Censo da
Educação Superior 2019, 58,1% dos estudantes dos cursos tecnológicos cursam a
graduação por ensino a distância (EaD).
Crédito: PixabayEntre 2018 e 2019, o número de matrículas em cursos
tecnológicos cresceu 11,5%, o maior índice entre os graus acadêmicos, incluindo
licenciatura e bacharelado. Dados do Censo da Educação Superior 2019 revelam
que, com esse aumento de matrículas, os cursos tecnológicos concentram 14,2% do
total de estudantes matriculados na graduação.
Ainda de acordo com o
levantamento, 58,1% desses estudantes (710.827) cursam a graduação tecnológica
por ensino a distância (EaD). Por outro lado, 41,9% dos alunos de cursos
tecnológicos (513.024) optaram pelo ensino presencial, em 2019, entre os cerca
de 1,2 milhão de estudantes desse grau acadêmico. Os números reafirmam a
tendência de crescimento do EaD na educação superior brasileira, conforme
verificado pelo censo. A pesquisa mostra também que, entre as 16.425.302 vagas
disponíveis para a graduação, em 2019, 63,2% (10.395.600) foram ofertadas na
modalidade a distância.
Dos alunos matriculados em
cursos tecnológicos, 85,9% frequentam a rede privada, na qual 66% cursam a
graduação na modalidade EaD. Em contraponto, 14,1% do total de estudantes de
cursos tecnológicos são de instituições públicas de ensino. Nesse caso, ao
contrário do que ocorre na rede privada, a maior parte dos estudantes frequenta
cursos presenciais. Em relação às categorias administrativas das instituições
de ensino, a rede estadual se destaca com mais da metade (91.462) das mais de
173 mil matrículas na rede pública.
Já quando se trata das
áreas dos cursos com maior número de alunos matriculados, considerando todas as
redes de ensino, o censo revelou uma concentração na área de negócios,
administração e direito (55,8%), seguida por computação e tecnologias de
informação e comunicação (16%) e serviços (12,9%).
Censo da Educação Superior
– O objetivo do levantamento é oferecer informações detalhadas sobre a situação
e as tendências do setor, assim como guiar as políticas públicas de educação.
Após a divulgação, os dados passam a figurar como estatísticas oficiais da
educação superior. O censo subsidia a formulação, o monitoramento e a avaliação
de políticas públicas da educação superior, além de contribuir para o cálculo
de indicadores de qualidade, como o Cálculo Preliminar de Curso (CPC) e o
Índice Geral de Cursos (IGC). A atuação do Inep se concentra na apuração, na
produção e no tratamento das estatísticas.
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