Coaf: Apenas 4 deputados da Paraíba votaram pelo fortalecimento do combate a corrupção.


Vladimir Chaves


Temendo a atuação do ministro da Justiça, Sergio Moro, a maioria dos deputados federais votaram pela retirada Coaf – Controle de Atividades Financeiras – do Ministério da Justiça. O Coaf é responsável por investigações relacionadas à lavagem de dinheiro a partir de informações repassadas pelo sistema financeiro sobre movimentações suspeitas de recursos.

A retirada do Coaf foi um dos itens apreciados em separado na votação da MP 870, que teve o seu texto base aprovado. Votaram pela fragilidade na fiscalização das atividades financeiras suspeitas, 228 parlamentares, enquanto que 210 deputados votaram pelo fortalecimento do combate a corrupção, outros 70 deputados também contribuíram com a derrota da medida de combate a corrupção não comparecendo ao plenário. Ainda houve 4 abstenções.   

Logo após a votação o ministro Sergio Moro pronunciou-se nas redes sociais;
“Sobre a decisão da maioria da Câmara de retirar o COAF do Ministério da Justiça, lamento o ocorrido. Faz parte da democracia perder ou ganhar. Como se ganha ou como se perde também tem relevância. Agradeço aos 210 deputados que apoiaram o MJSP e o plano de fortalecimento do COAF.”

Da bancada da Paraíba apenas 4 deputados votaram em sintonia com os anseios da sociedade: Pedro Cunha Lima, Rui Carneiro, Efraim Filho e Julian Lemos.

Já os deputados Aguinaldo Ribeiro, Damião Feliciano, Frei Anastácio, Gervásio Maia e Hugo Motta, optaram pela fragilidade do Coaf.

Wilson Santiago, Edna Henrique e Wellington Roberto “gazearam” não comparecendo a sessão. 


0 comentários:

Postar um comentário