Câmara institucionaliza maus tratos aos animais, aprovada a PEC que permite vaquejada e rodeios.


Vladimir Chaves

O Plenário da Câmara dos Deputados aprovou, em segundo turno, Proposta de Emenda à Constituição que permite a vaquejadas e rodeios no país. A proposta segue agora para promulgação pela Mesa do Congresso Nacional — já passou no Senado e não precisa de sanção presidencial.

A proposta absurda inclui um parágrafo no artigo 225 da Constituição Federal, que esse tipo de crueldade contra os animais não serão considerada maus tratos aos animais, desde que sejam registradas como bem de natureza imaterial integrante do patrimônio cultural brasileiro. A vaquejada e o rodeio já foram reconhecidos dessa forma pela Lei 13.364/2016, sancionada em novembro.

A proposta, que teve tramitação acelerada tanto no Senado quanto na Câmara, chegou a ter seu rito questionado no Supremo Tribunal Federal. Porém, o ministro Ricardo Lewandowski julgou inviável o mandado de segurança por entender que não compete ao Judiciário intervir em uma questão interna do Legislativo.

A maioria dos deputados apoiaram a PEC, que foi aprovada com 373 votos favoráveis e 50 contrários, além de 6 abstenções.

“Chegará o tempo em que o homem conhecerá o íntimo de um animal e nesse dia todo crime contra um animal será um crime contra a humanidade” Leonardo da Vinci

0 comentários:

Postar um comentário