Prefeito Romero Rodrigues adianta que vai vetar reajuste do próprio salário, aprovado pela Câmara.


Vladimir Chaves

A Câmara Municipal de Campina Grande aprovou na manhã desta terça-feira (14), o projeto que fixa os subsídios do Poder Executivo (prefeito, vice, secretários) e do Legislativo (vereadores), para os próximos quatros anos, o reajuste foi na ordem de 26,3%. No entanto o prefeito Romero Rodrigues (PSDB), durante entrevista, antecipou que irá vetar o reajuste aprovado para o Poder Executivo, nesse caso o próprio salário, do vice e secretários.

“Na atual conjuntura econômica pela qual o Brasil passa, entendo que é importante que todos façam sacrifícios e, nesse sentido, nosso gesto é de manter o nosso mesmo nível salarial em vigor”, disse Romero.

De acordo com o prefeito, sua decisão de abrir mão do próprio reajuste salarial já tinha sido anunciada no último dia 5 de outubro, durante coletiva após a vitória nas urnas, o que garantiu sua reeleição. Legalmente, essa majoração é definida pela Câmara de Vereadores e precisa da sanção do chefe do Poder Executivo.

Alegando tratar-se de uma questão de economicidade, diante de uma crise econômica sem precedentes no país, Romero Rodrigues destacou que continuará adotando uma política de austeridade na aplicação do dinheiro público em Campina Grande, sem que isso comprometa o ritmo administrativo da cidade.

Quando a crise econômica assumiu graves contornos, no início de 2014, o prefeito Romero Rodrigues, por decreto, aplicou uma série de medidas de contenção de gastos na máquina administrativa, a partir da redução de 40% do próprio salário e no do vice-prefeito Ronaldo Cunha Lima Filho. Houve também corte de 20% nos vencimentos dos comissionados, além de medidas restritivas e metas estabelecidas para gastos de custeio (telefone, energia, água e combustível), no âmbito do Município.

O reajuste foi aprovado por unanimidade pelo Poder legislativo mirim, dos 23 parlamentares 14 participaram da sessão, o subsídio dos vereadores campinenses subirá dos atuais R$ 12.025,00 para R$ 15.193,00, mais o incremento do 13º salário que até então não existia.  

0 comentários:

Postar um comentário