Aesa discute seca e gestão das águas no Encontro Estadual de Comitês de Bacias


Vladimir Chaves

A situação dos açudes paraibanos, a transposição do rio São Francisco e a importância dos comitês na gestão das águas vão ser discutidas no 5º Encontro Estadual de Comitês de Bacias Hidrográficas. Os debates acontecerão nesta terça-feira (13), em João Pessoa. O evento, está sendo organizado pela Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (Aesa) e comitês de bacia, é aberto ao público.

A primeira palestra, prevista pra iniciar às 9h30, tem como tema “A crise hídrica na Paraíba” e será ministrada pelo presidente da Aesa, João Fernandes da Silva. Durante a apresentação vão ser detalhadas as situações dos principais açudes paraibanos e o andamento das obras da transposição do rio São Francisco.

De acordo com o presidente da Aesa, dos 124 reservatórios monitorados pelo Governo do Estado, 70 estão em situação crítica, com menos de 5% do volume total. Vinte e oito têm menos de 20% e 29 possuem mais de 20%. “O açude Epitácio Pessoa, que abastece Campina Grande e mais 18 municípios, tem capacidade para mais de 411 milhões de metros cúbicos, mas tem apenas 21 milhões. O que corresponde a pouco mais de 5%”, ressaltou.


Durante o 5º Encontro Estadual de Comitês de Bacias Hidrográficas também vão ser discutidos: as perspectivas climáticas para 2017, a situação das nascentes dos rios do Litoral Sul, a importância dos comitês para o Sistema de Gerenciamento dos Recursos Hídricos e os pagamentos por serviços ambientais.

0 comentários:

Postar um comentário