Obras de transposição das águas do Rio São Francisco, adiada mais uma vez, agora só em 2017.


Vladimir Chaves

As obras de transposição do Rio São Francisco, iniciadas ainda no governo de Luiz Inácio Lula da Silva e prometidas para 2012, devem ser concluídas apenas em 2017. As informações são de reportagem publicada pelo jornal O Globo no domingo (7). O texto relata ainda que deve ocorrer mais um ‘reajuste’ no custo do projeto, orçado em R$ 8,2 bilhões.

“Estamos chegando no limite. A população não aguenta mais esperar”, declarou o deputado federal Pedro Cunha Lima (PSDB-PB). O parlamentar destacou que o adiamento atual é apenas mais um na série de atrasos: o ministro da Integração Nacional, Gilberto Occhi, já reconhecera que o prazo de 2012 era inviável, e havia prometido o término das obras para 2016.

A reportagem de O Globo cita que há trechos em que as obras estão parcialmente construídas mas os canais não podem receber água – e, por isso, há rachaduras nas estruturas. O desemprego também atinge a região. O Sindicato dos Trabalhadores da Construção Pesada do Ceará (Sintepav-CE), segundo o texto, diz que 2,2 mil empregados de obras da transposição foram demitidos nos últimos meses.

“Os estados do Nordeste não têm água. Apenas na Paraíba há 197 decretos de urgência. E é isso que precisaríamos saber desse governo: qual é a urgência que ele atribui a uma obra desse porte”, disse Cunha Lima.
“Vamos continuar cobrando”

O deputado afirmou que os atrasos na transposição do São Francisco refletem a “falta de planejamento” com a qual o governo federal conduz as obras públicas. “É um governo que não tem capacidade de gerir, e joga as contas de sua competência aos trabalhadores”, declarou.


Cunha Lima disse que, apesar dos atrasos, a população da região Nordeste ainda conta com as conclusão das obras. E destacou que os parlamentares da oposição continuarão cobrando o término do projeto.

0 comentários:

Postar um comentário