Democracia capenga: Câmara rejeita voto facultativo e mantém obrigatoriedade do voto.


Vladimir Chaves

O Plenário da Câmara dos Deputados rejeitou, por 311 votos a 134, o fim do voto obrigatório, previsto no relatório do deputado Leonardo Picciani (PMDB-RJ) para a PEC da reforma política (PEC 182/07, do Senado).

Assim, manteve-se o voto e o alistamento eleitoral obrigatório para os maiores de 18 anos. Continua facultativo apenas o alistamento para os analfabetos, os maiores de 70 anos e aqueles maiores de 16 anos e menores de 18 anos.

As exceções em favor da democracia:

Durante a votação em Plenário, o DEM, o PPS e o PV manifestaram-se a favor do voto facultativo. O PMDB liberou a bancada, enquanto todos os demais partidos defenderam o voto obrigatório.

Apesar de liberar a bancada, o líder do PMDB, deputado Leonardo Picciani (RJ), defendeu a faculdade do eleitor de decidir se quer ou não votar “Mais vale um pleito com eleitores que se mobilizaram e que criam afinidade com um partido, com uma proposta, com um candidato, do que uma massa que vai às urnas obrigada, sem ter formado opinião sobre as propostas e os candidatos”, disse.

Outros países

Mais de 200 países adotam o voto facultativo, pouco mais de 20 países afrontam a democracia obrigando os eleitores a votarem, dentre estes o Brasil.

Confira como votou a bancada da Paraíba. SIM favorável ao voto FACULTATIVO – NÃO pela OBRIGATORIEDADE do voto.

EFRAIM FILHO
SIM
HUGO MOTTA
NÃO
MANOEL JUNIOR
SIM
VENEZIANO VITAL DO RÊGO
NÃO
AGUINALDO RIBEIRO
NÃO
WELLINGTON ROBERTO
NÃO
RÔMULO GOUVEIA
SIM
PEDRO CUNHA LIMA
NÃO
LUIZ COUTO
NÃO
WILSON FILHO
SIM
BENJAMIM MARANHÃO
FALTOU
DAMIÃO FELICIANO
FALTOU


0 comentários:

Postar um comentário