Prefeitura será responsável pela iluminação pública de Campina Grande.


Vladimir Chaves

A partir deste mês de novembro, a Prefeitura de Campina Grande assumirá a operacionalização e manutenção da iluminação pública da cidade. A mudança atenderá a uma determinação da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), que, por meio de resolução, estabelece que até o final deste ano os municípios assumam a responsabilidade sobre os chamados parques iluminados (pontos de luz das cidades, como as praças, avenidas, ruas e logradouros).

O anúncio oficial será feito pelo prefeito Romero Rodrigues na próxima quinta-feira, 13. De acordo com a Secretaria de Obras do Município (Secob), estima-se que o município possua entre 33 mil e 35 mil pontos de luz, localizado nas zonas rural e urbana da cidade. O secretário municipal de Obras, André Agra, explicou que a empresa Energisa permanecerá com a concessão da energia para os usuários.

“Atualmente, a Prefeitura Municipal gerencia apenas 8% desses pontos de luz, enquanto a Energisa fica com 92%. Já a partir desse mês, a Prefeitura de Campina Grande assumirá o serviço e passaremos a gerenciar todo esse parque de luz”, declarou André. O secretário informou ainda que será instalado, na Secob, um serviço de call center. Uma equipe fará o atendimento das demandas, como reclamações e sugestões dos usuários.

Com a mudança, os serviços de manutenção da iluminação das ruas, praças e avenidas (como lâmpadas acesas durante o dia, lâmpadas apagadas ou queimadas à noite, expansão dos pontos de iluminação, entre outros) passarão a ser de responsabilidade do Município, ou seja, a Prefeitura Municipal assumirá os serviços até então executados pela Energisa.


“A ideia é melhorar a qualidade do serviço prestado e viabilizar o projeto de eficiência energética da cidade, com uso de LED e captação solar. Para isso, a Prefeitura está em processo de construir uma parceria com a iniciativa privada, através de modelo legal em estudo", ressaltou o secretário de Obras.

0 comentários:

Postar um comentário