Congresso mantém veto de Dilma e agricultores terão que pagar IPVA sobre máquinas agrícolas.


Vladimir Chaves

O Congresso Nacional manteve o veto da presidente Dilma Rousseff ao projeto do deputado federal Alceu Moreira (PMDB/RS), que acabava com o emplacamento, o licenciamento e o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) para veículos como tratores e colheitadeiras.

“É um absurdo sustentar a cobrança para ferramentas de trabalho no campo como se fossem carros de passeio. O que uma placa ajuda numa propriedade rural ? Um trator é uma enxada com motor, é um instrumento para se produzir alimentos. Isso é um crime cometido contra os produtores de alimentos, a manutenção desse veto é para o governo com sua mão longa tomar o dinheiro do pequeno produtor, do agricultor familiar, que amanhã vai ter que vender duas, três vacas para pagar o emplacamento do trator todos os anos, isso é um crime, isso é uma vergonha para o Congresso” desabafou da tribuna do Congresso o deputado Alceu Moreira.


A partir de 1º de janeiro de 2015, os produtores rurais terão que emplacar suas máquinas agrícolas e pagar IPVA de 3% sobre o valor da máquina.

0 comentários:

Postar um comentário