PT da Paraíba defende participação da mulher na política, mas na prática é um partido machista.


Vladimir Chaves

Na politica brasileira nem sempre o discurso tem sintonia com a prática. Um exemplo dessa dicotomia pode ser encontrado no Partido dos Trabalhadores da Paraíba, que na teoria é um defensor da participação da mulher na politica, mas que na prática está entre os partidos mais machistas do Estado.

Isso mesmo, a participação feminina na politica fica apenas na teoria, os exemplos internos no PT da Paraíba comprovam que tudo não passa de discurso fácil e demagógico. Basta relembrar que nos últimos 30 anos o PT da Paraíba foi presidido por homens, nunca teve uma representação feminina na Assembleia Legislativa ou no Congresso Nacional.

Agora nas eleições de 2014, não será diferente. Dos 21 candidatos registrados internamente para disputa de cargos proporcionais (deputado federal e estadual), apenas duas mulheres estão inscritas, e mesmo assim com chances remotas de obterem sucesso eleitoral.

É claro que numa provável aliança o partido terá que fazer o que muitas legendas fazem para “atender” as exigências da legislação eleitoral, registrando candidatas de “faz de conta”.

Dezesseis petistas registraram-se para disputar mandato de deputado estadual (duas mulheres) e cinco homens para deputado federal.

0 comentários:

Postar um comentário