Programa Melhor em Casa presta assistência domiciliar a pacientes de alta complexidade em Campina Grande


Vladimir Chaves



A Secretaria de Saúde de Campina Grande implantou desde o ano passado o programa Melhor em Casa no município. O programa de assistência em saúde busca desospitalizar pacientes com questões de gravidade de saúde, mas que possuam condições de serem acompanhados em casa, por uma equipe multiprofissional composta por enfermeiro, técnicos de enfermagem, psicólogo, nutricionista, assistente social, fisioterapeutas e médicos.

O Melhor em Casa atende atualmente cerca de 60 pessoas em Campina Grande. Essa assistência domiciliar é indicada para  pacientes considerados de alta complexidade ou AD3 (desospitalizados ou hospitalizados) que, estando em estabilidade clínica, necessitam de atenção à saúde, reabilitação e prevenção de agravos. A ideia é fazer com que o paciente seja tratado no conforto do seu lar, com o apoio da família, tendo em vista a ampliação da autonomia do usuário, família e cuidador.

“São elegíveis ao programa pacientes que estejam apresentando algum quadro agudo que necessitaria de internação hospitalar, ou que estão em internação hospitalar e possuem condições de terminar o tratamento em domicílio. Temos três equipes atendendo em Campina Grande e nossa rotatividade é bastante alta. Os encaminhamentos geralmente vêm de médicos e enfermeiros das Unidades Básicas de Saúde e dos hospitais”, disse a enfermeira do Melhor em Casa, Sabrina Scarlety..

José Ferreira tem uma filha acamada e conta como é receber a equipe em casa. “Melhorou bastante a qualidade de vida e do tratamento de Vanessa (filha), porque antes deles a gente precisava chamar o SAMU pra levar ela pro hospital e era muito complicado. Melhorou 100% porque ela aplica a medicação venal, que ela precisava ir pro hospital tomar todo mês, elas aplicam aqui, elas trocam a sonda. Coisas simples precisava levar pro hospital e agora a equipe troca tudo em casa, há cerca de 6 meses. Vem a médica toda semana, as enfermeiras,  técnicas, psicóloga, fisioterapeuta, nutricionista, eles vêm também colher o material pra exame”, disse.

Para ter acesso ao serviço, é indicado que, com o paciente ainda internado, a equipe do hospital solicite a avaliação da equipe. A partir da alta, o paciente e a família passam a receber orientações,  acompanhamento, consultas e visitas da equipe multiprofissional. Mas, o programa também está aberto para livre demanda, bastando entrar em contato pelo telefone 3310-7020.

Outros critérios para ser beneficiado pelo programa são: necessitar de atendimento de pelo menos três profissionais de nível superior em saúde; residir em Campina Grande-PB; ter um cuidador, familiar ou responsável quando o paciente não consegue ter autonomia para seus cuidados básicos e ser recentemente desospitalizado ou em vias de desospitalização.

0 comentários:

Postar um comentário