Farra bilionária: Bolsonaro veta projeto que destinava R$ 3,86 bilhões para governadores e prefeitos gastarem com “cultura”.


Vladimir Chaves



O presidente Jair Bolsonaro (PL), vetou o Projeto de Lei Complementar nº 73, de 2021, que visava distribuir de forma graciosa R$ 3,86 bilhões a governadores e prefeitos para serem “investidos” na cultura. A farra bilionária foi aprovada pelas duas casas do Congresso Nacional.

A decisão será publicada no Diário Oficial da União desta quarta-feira (6). Além disso, a proposta alterava a Lei de Responsabilidade Fiscal para não contabilizar na meta de resultado primário as transferências federais aos demais entes da Federação, por se tratar de um apoio ao setor diante das consequências da pandemia.

Por meio de nota, o Planalto afirmou que, após consulta à Secretaria Especial da Cultura, “a proposição legislativa foi vetada por contrariedade ao interesse público”. Entre as ponderações técnicas, a presidência alega que a Lei Paulo Gustavo criaria uma despesa corrente primária que estaria sujeita ao limite constitucional, para o qual “não teria sido apresentada compensação na forma de redução de despesa, o que dificultaria o cumprimento do referido limite”.

Ainda segundo o governo, a proposição legislativa "enfraqueceria as regras de controle, eficiência, gestão e transparência".

0 comentários:

Postar um comentário