Congresso Nacional do Peru abre processo de impeachment contra presidente esquerdista.


Vladimir Chaves


O Congresso Nacional do Peru aprovou, nesta segunda feira 14, por 76 votos a 41 a abertura de um processo de impeachment contra o presidente do país, Pedro Castillo. O chefe do Executivo terá de apresentar sua defesa em 28 de março.

O atual presidente do Peru tomou posse no fim de julho do ano passado, após um processo eleitoral que contou com mais de um mês e meio de apuração dos resultados das urnas. Castillo ficou à frente da candidata da direita Keiko Fujimori por somente 44 mil votos.

Após as últimas eleições, no entanto, o Congresso peruano passou a ser liderado pela oposição. A votação elegeu uma equipe chefiada pela parlamentar de centro María del Carmen Alva, do partido Ação Popular, com 69 votos. Alva, eleita presidente do Congresso, teve um apoio importante do partido de direita Força Popular, de Keiko Fujimori.

José Pedro Castillo Terrones é um professor peruano, líder sindical, político, alcançou proeminência como figura de destaque na greve dos professores de 2017 e concorreu nas eleições como o candidato do partido de esquerda Peru Livre

 


0 comentários:

Postar um comentário