Prefeitura de Campina Grande realiza Semana de Prevenção à Gravidez na Adolescência.


Vladimir Chaves



No ano de 2021, foram realizados 5.908 partos de gestantes de Campina Grande. Desse total, 12% corresponde a mães adolescentes, sendo 744 na faixa etária de 15 a 19 anos e 35 entre 10 e 14 anos de idade. Na primeira semana de fevereiro é realizada a Semana Nacional de Prevenção à Gravidez na Adolescência. Em Campina Grande, a ação marca o início de uma política anual de ações contínuas sobre o tema.

O trabalho de prevenção à gravidez na adolescência, que é um tema de saúde pública e um assunto de repercussões sociais, é realizado de forma técnica na Prefeitura de Campina Grande e intersetorialmente, com a abordagem nas escolas, nas Unidades Básicas de Saúde e nas estruturas de assistência social com as crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade.

As primeiras ações do ano serão eventos de conscientização, através de transmissões ao vivo na internet com especialistas, em função da covid-19, e abordagens didáticas nas escolas municipais. Também serão realizadas ações na Câmara Municipal de Vereadores e em estruturas da Secretaria de Assistência Social.

“A prevenção à gravidez na adolescência é algo que deve ser profundamente trabalhado porque tem repercussões de saúde pública, saúde emocional dessas gestantes e reflexos no crescimento dos bebês, problemas ligados à evasão escolar e uma série de outras consequências. Por isso, estamos traçando uma política de ações que será contínua na cidade, de forma transversal com todas as coordenações da saúde e de outras secretarias”, explicou a coordenadora municipal de saúde da criança e do adolescente, Geuma Ângela.

O ano é dividido por três grandes eixos de trabalho sobre a temática. O primeiro é em fevereiro com a Semana de Prevenção à Gravidez na Adolescência. O segundo eixo é desenvolvido no mês de maio com ações de prevenção visando ao mês de festas juninas. O terceiro eixo é trabalhado no mês de setembro, mês em que foi instituído o Dia Municipal de Prevenção à Gravidez na Adolescência, no dia 26.

0 comentários:

Postar um comentário