O prefeito de Sapé, Major
Sidnei (Podemos) deu posse aos secretários municipais que estarão à frente das
áreas estratégicas da gestão. Na cerimônia, ele solicitou um diagnóstico de
cada pasta; determinou que cada gestor reduza em, pelo menos 20%, o custeio das
secretarias; anunciou a suspensão de todas as gratificações e o fim dos planos
de telefonia móvel para auxiliares, inclusive o próprio prefeito.
“Temos muitos desafios
pela frente e, o primeiro deles, é colocar a ‘casa em ordem’, equilibrando as
contas. Por isso, algumas medidas restritivas precisam ser adotadas agora.
Também precisamos de um diagnóstico sobre a situação de cada Secretaria, pois a
falta de um processo de transição transparente e efetivo prejudicou o
levantamento da situação real que se encontra a Prefeitura”, comentou o
prefeito durante a solenidade de posse coletiva, que aconteceu apenas com a
presença dos secretários e autoridades, sendo transmitida pela internet.
Ao empossar os titulares,
Major Sidnei ressaltou a capacidade de cada escolhido e a independência que ele
e a vice-prefeita Lenilda Leôncio tiveram para levantar os nomes sem que
houvesse interferência política. Ele
ainda reforçou a importância de que todos trabalhem com compromisso pelo melhor
para a cidade e para o povo sapeense.
“Temos uma juventude de
secretários querendo acertar. O que todos têm em comum é a atuação zelosa ao
longo das intempéries na caminhada profissional e é esse mesmo empenho que será
necessário para lidar com os desafios que cada Secretaria trará. Não tenho
dúvidas que esta equipe é capaz de atender às demandas da nossa comunidade e
olhar para cada morador de Sapé com atenção e cuidado”, pontuou.
Os 12 secretários foram
empossados nas pastas municipais, sendo elas: Administração (Odete Inglith
Targino Taveira), Executivo da Agricultura e Pesca (Egberto José Carneiro),
Executivo da Comunicação (Genival Idalino da Silva Junior), Controle Interno
(Priscilla Moura), Ação Social (Denise Ribeiro), Secretaria de Educação,
Cultura, Esporte e Turismo (Fernanda Mendes Cabral), Finanças (Normando Paulo
de Souza Filho), Executivo do Planejamento (Roniery da Silva Pereira), Saúde
(Walter Serrano Machado Filho), Executivo do Meio Ambiente e Infraestrutura
(João Batista Costa), Procuradoria Geral do Município (Aderbal de Brito Villar)
e SMTRANS (Sgt Monteiro).
Emergência – No último dia
1º, dia da posse, o prefeito decretou estado de emergência administrativa e
financeira pelo período de 90 dias, tempo para adoção de medidas que garantirão
os serviços básicos e essenciais à população. A ausência do processo de
transição pleno, com o devido repasse de informações fundamentais sobre a
administração municipal foi o que motivou o novo gestor a recorrer ao decreto.
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