Coronavírus: Conselho Nacional de Enfermagem recebe 3,6 mil denúncias


Vladimir Chaves


Enfermeiros de todo o Brasil estão tendo que improvisar para trabalhar e se proteger do novo coronavírus. Em um hospital em São Paulo, profissionais da saúde cortam sacos plásticos para usar como avental.

Em entrevista à CNN, o presidente do Conselho Nacional de Enfermagem, Manoel Neri, falou sobre a escassez de equipamentos de proteção individual (EPIs) e revelou que receberam até agora 3.600 denúncias de profissionais de enfermagem devido à situação precária no trabalho durante a pandemia.

"90% delas se referem à falta de equipamentos de proteção. Conselhos regionais de enfermagem nos estados têm averiguado as denúncias e a grande maioria delas são procedentes", afirmou.

Os equipamentos que mais estão em falta são aventais impermeáveis, máscaras tipo N95 e cirúrgicas. Segundo ele, isso se deve, principalmente, à falta de produção de EPIs pela indústria nacional e à enorme dependência de importação da China.

"Nós podemos traduzir esse problema em números. Hoje, nós temos registrados no conselho 2.570 profissionais de enfermagem com diagnóstico confirmado ou suspeito de COVID-19. E registramos até hoje, às 18h, 26 óbitos entre profissionais de enfermagem. São números alarmantes", concluiu.

Fonte: CNN Brasil

0 comentários:

Postar um comentário