PTB e PRB fecham questão contra eleição com lista fechada.


Vladimir Chaves

O presidente nacional do PTB, Roberto Jefferson, recebeu na sede do Diretório Nacional, a visita do presidente licenciado do PRB e ministro da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (Mdic), Marcos Pereira. No encontro, os dirigentes partidários conversaram sobre a proposta de reforma política em análise no Congresso Nacional.

Na ocasião, Roberto Jefferson e Marcos Pereira fecharam questão contra o voto em lista fechada. Segundo o presidente do PTB, lista fechada é uma “república sem identidade, uma democracia sem rosto”.

“Não dá para ser a favor de uma proposta que promove a impunidade da turma que está envolvida no petrolão e que precisa se eleger para manter o foro privilegiado. O PTB é a favor da democracia, de o eleitor ter o direito de escolher o seu candidato. Portanto, somos contra essa proposta que não visa o bem do Brasil e nem o aperfeiçoamento do nosso sistema político-eleitoral, e sim esconder rabudo e atrapalhar a Operação Lava-Jato. A lista fechada é um golpe na sociedade, um valhacouto de malandros”, afirmou.

Os presidentes do PTB e PRB, no entanto, manifestaram-se favoráveis ao “distritão”, modelo em que os deputados federais e estaduais e vereadores seriam eleitos de acordo com a quantidade de votos recebidos, no sistema majoritário (presidente, governador e senador). Roberto Jefferson destacou que o “distritão” reduz o custo das eleições, permite apenas que o mais votado seja eleito e diminui a pulverização de votos que levou ao Parlamento 28 partidos, como o que ocorreu nas eleições de 2014.


“O distritão é um sistema simples, transparente e no qual o eleitor vota em quem confia, e não em uma lista arquitetada por quem não tem cara limpa. E também acabaria com o puxador de votos, permitindo que só os mais votados sejam eleitos, independentemente de partido ou coligação. O distritão é um modelo democrático e que põe fim a injustiça de vermos alguém com expressiva votação não ser eleito”, ressaltou o presidente do PTB.

0 comentários:

Postar um comentário