Africanos visitam Campina Grande para conhecer estratégias de enfrentamento à Síndrome do Vírus Zika


Vladimir Chaves

Uma comissão especial do país africano de Cabo Verde estará no Brasil para conhecer as estratégias adotadas pelos governos federal, estaduais e municipais para a pesquisa e tratamento da Síndrome Congênita do Vírus Zika. Nessa quarta-feira, 1 de fevereiro, e na quinta-feira, 2, os representantes da comissão estarão em Campina Grande para conhecer as estratégias adotadas pela Prefeitura Municipal para o enfrentamento ao problema e a experiência da cidade.

Na quarta-feira eles visitarão o Ambulatório Especializado em Microcefalia do Hospital Municipal Pedro I, onde funciona o serviço de referência para crianças que foram acometidas pela mal formação. Em seguida, a comissão vai conhecer o novo espaço onde passará a funcionar o serviço, o Centro Especializado em Reabilitação (CER). O local, que abrigará o ambulatório, cuidará da próxima etapa de reabilitação das crianças e os visitantes conhecerão como vai funcionar o novo trabalho.

Ainda no período da manhã da quarta-feira, a Secretaria Municipal de Saúde vai apresentar todas as estratégias, ações e pesquisas desenvolvidas no enfrentamento ao problema. À tarde, a comissão visitará a Creche Municipal, que está sendo estruturada e onde os funcionários foram capacitados para receber as crianças com a síndrome. Eles também visitarão o Complexo Habitacional Aluízio Campos, onde as famílias que têm bebês com a síndrome, receberão unidades habitacionais.

Encerrando a programação, os visitantes participarão de reunião com o Comitê Redes de Inclusão que promove, em Campina Grande, capacitações para o trabalho com bebês com microcefalia e a definição de protocolos de trabalho para todo o país com relação à síndrome.

Na quinta-feira, 2, a comissão acompanhará o trabalho de uma Unidade Básica de Saúde que faz o atendimento primário às gestantes, a crianças e aos pacientes da comunidade. Eles verificarão os serviços de pré-natal, planejamento familiar e métodos de contracepção.

O Centro Especializado em Reabilitação é o novo espaço que vai abrigar o serviço de tratamento e assistência aos bebês. O local tem completa estrutura para fisioterapia e acompanhamento médico. O espaço também passa a funcionar com atendimento às crianças a partir da quarta-feira, 1.


"Para nossa alegria seremos recebidos mais uma vez no município de Campina Grande, que tem muito para ensinar ao mundo todo", informou a Consultora sobre Zika Vírus do Ministério da Saúde, Maria de Lourdes Magalhães.

0 comentários:

Postar um comentário