Ex-deputado alerta para necessidade de um manancial estratégico e regulatório para Campina Grande.


Vladimir Chaves

O ex-deputado estadual Gilbran Asfora, tem uma preocupação que precisa ser levada em consideração pelos governos (federal e estadual) e representes da Paraíba no Congresso Nacional. Segundo Gilbran, com a chegada das águas da transposição ao “Açude de Boqueirão”, a região da “Grande Campina” necessitará de uma barragem regulatória, tendo em vista, que muito em breve o “Açude de Boqueirão” passará a abastecer cidades do Curimataú paraibano, devendo aumentar de forma considerável o consumo de água do manancial que já abastece Campina Grande e mais 18 municípios.

Gilbran lembra ainda que, a barragem de Acauã tinha como projeto inicial servir de suporte hídrico à Campina Grande, no entanto, o projeto foi modificado para abastecer cidades do baixo Paraíba e alimentar o canal Acauã x Araçagi para fins de irrigações, deixando Campina Grande desprotegida de uma segurança hídrica nos períodos de grandes estiagem.

O ex-deputado sugere a construção da “Barragem da Borborema”, que poderia ser construída nos limites dos municípios de Queimadas, Gado Bravo e Aroeiras, também no leito do Rio Paraíba. Segundo ele, estudos feitos há mais de 50 anos, já apontavam para necessidade da construção dessa barragem regulatória.


“A barragem da Borborema pode servir como reserva estratégica e regulatória para o abastecimento da Grande Campina em períodos de maior estiagem” alerta Gilbran. 

0 comentários:

Postar um comentário