Assembleia Legislativa aprova projeto que determina a realização de processo seletivo para contratação de professores substitutos.


Vladimir Chaves

A Assembleia Legislativa da Paraíba aprovou o Projeto de Lei 624/2015, de autoria do deputado estadual Jeová Campos (PSB), que obriga a realização de processo seletivo para contratação de professores temporários, na rede estadual de ensino.

Se sancionada pelo governador Ricardo Coutinho (PSB), a nova lei criará obstáculos às indicações políticas que tanto tem prejudicado o ensino público no Estado, já que os professores temporários terão que se submeter a um processo seletivo em que o currículo e o conhecimento tomaram o lugar do “padrinho político”. 


“Esse projeto, que foi amplamente debatido com o secretário de Educação do Estado, Aléssio Trindade, é de suma importância para a Educação da Paraíba, já que ele institui um processo seletivo público simplificado para fins de contratação temporária de professores substitutos na rede estadual de ensino quando os efetivos entrarem de licença. Isso acabará com o apadrinhamento político na ocupação destes cargos na medida em que as substituições levarão em consideração a competência técnica e didática, além dos títulos de quem pleiteia a vaga e não mais a mera indicação política como acontece hoje”, explica Jeová.

0 comentários:

Postar um comentário