Presidentes não podem levar presentes pra casa, a lei proíbe.


Vladimir Chaves

O cofre pertencente ao ex-presidente Lula estava abarrotado de objetos valiosos que ele recebeu no exercício do cargo de Presidente da República

LEI Nº   8.027, DE 12 DE ABRIL DE 1990.
Art. 5º São faltas administrativas…: VIII – aceitar ou prometer aceitar propinas ou presentes, de qualquer tipo ou valor, bem como empréstimos pessoais ou vantagem de qualquer espécie em razão de suas atribuições.

DECRETO Nº 4.081, DE 11 DE JANEIRO DE 2002.

Art. 1o  Fica instituído o Código de Conduta Ética dos Agentes Públicos em exercício na Presidência e Vice-Presidência da República.

Art. 10.  É vedado ao agente público… :

II – receber presente, transporte, hospedagem, compensação ou quaisquer favores, assim como aceitar convites para almoços, jantares, festas e outros eventos sociais;

2o Os presentes que, por qualquer razão, não possam ser recusados ou devolvidos sem ônus para o agente público, serão incorporados ao patrimônio da Presidência da República ou destinados a entidade de caráter cultural.


O cofre do LULA estava abarrotado de presentes. Ao todo são 32 objetos valiosos que Lula recebeu quando ocupava cargo de Presidente da República. Por enquanto foi divulgado apenas os objetos encontrado no cofre, ainda há muito mais nos contêineres descoberto pela Polícia Federal.

0 comentários:

Postar um comentário