Comissão especial do impeachment será eleita e instalada nesta quinta na Câmara


Vladimir Chaves

O Plenário da Câmara dos Deputados terá sessão nesta quinta-feira (17) para eleger a comissão especial que analisará o processo de impeachment da presidente da República, Dilma Rousseff. A sessão será aberta às 10 horas e, até o meio-dia, os líderes vão indicar nomes de deputados para compor a comissão.

Às 14 horas, se houver quórum, começará o período de Ordem do Dia, com a eleição da comissão especial como único item da pauta. A instalação da comissão está prevista para as 17 horas.

A eleição do presidente e do relator da comissão poderá ocorrer na quinta ou na sexta-feira.

As informações foram divulgadas após a reunião de líderes partidários no gabinete do presidente da Câmara, Eduardo Cunha.

Integrantes da comissão
A comissão especial será formada por 65 membros. O bloco liderado pelo PMDB terá 28 membros. Já o bloco liderado pelo PT terá 19, enquanto o bloco que tem à frente o PSDB terá 12 integrantes.

PRTB e PTC ficaram sem representantes, porque perderam parlamentares durante o período de trocas partidárias. Por outro lado, DEM e PP passaram a ter um representante a mais, com 3 e 5, respectivamente.

O líder do PSDB, deputado Antonio Imbassahy (BA), informou que a decisão final do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre o rito do impeachment ainda está sendo examinada pelo presidente da Câmara, Eduardo Cunha, a fim de cumprir rigorosamente o que foi determinado pelo Supremo.

Para o deputado Paulo Pimenta (PT-RS), a decisão do Supremo reforça a legalidade. “Nós temos votos mais do suficiente para impedir que o processo avance na Câmara e mais ainda no Senado”, disse Pimenta. Para o deputado, manter a pauta do impeachment é manter a pauta da instabilidade.

Confira a distribuição de integrantes por partido:

PMDB 8
PT     8
PSDB 6
PP     5
PR    4
PSD  4
PSB   4
PTB   3
DEM  3
PRB   2
SD    2
PSC   2
Pros  2
PDT   2
PHS  1
PTN   1
PEN   1
PCdoB       1
PPS   1
PV    1
Psol   1
PTdoB       1
Rede 1

PMB  1

0 comentários:

Postar um comentário