Governo suspende "Seguro defeso" e deputado denuncia derrame de carteiras falsas na Paraíba.


Vladimir Chaves

O Deputado Estadual Anísio Maia (PT) durante entrevista a uma das emissoras de rádio de João Pessoa\PB, voltou a denunciar a emissão de carteiras falsas para supostos pescadores. Segundo o deputado as carteiras falsas foram emitidas no período em que o ex-superintendente da Pesca do Estado da Paraíba, Samuel Lemos, esteve à frente da pasta.

De acordo com o deputado em apenas um ano e meio, foram emitidas 20 mil carteiras falsas, representando um aumento de 100% no número de beneficiários do seguro defeso.

O parlamentar revelou que no Estado existe inclusive um presidente de colônia de pescador ostentando riqueza em suas redes sociais, com dinheiro adquirido através de fraudes na emissão de carteiras. “Não paguem mais nenhum valor a esses presidentes de colônias, pois eles estão dizendo que o seguro defeso não acabou que é para continuar recebendo suborno. Ninguém sabe quem vai continuar com a carteira ou não. É preciso fazer um recadastramento para que os verdadeiros pescadores não sejam prejudicados com as fraudes”, disse Anísio.

Suspensão:
Através da Portaria 192, de 5 de outubro de 2015, o Ministério da Pesca, suspendeu por 120 dias os benefícios. Segundo o Ministério da Pesca, a providência se justifica pela constatação de discrepâncias entre o número de beneficiários registrados no último censo do IBGE, de 2010, e o volume de recursos investidos no programa e os cadastros de pescadores que servem de base aos pagamentos.

 A evolução acelerada do total de recursos aplicados no programa nos últimos anos, alcançou em 2015 a cifra de R$ 3,4 bilhões, indica um número de beneficiários próximo de 1 milhão de pescadores artesanais, número que diverge do censo oficial, o que implica a revisão dos critérios.

Durante o período de suspensão será realizado o recadastramento dos pescadores artesanais pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Também será feita a revisão dos períodos de defeso por meio dos Comitês Permanentes de Gestão e Uso Sustentável de Recursos Pesqueiros.

Seguro-desemprego do Pescador Artesanal (Seguro-defeso)
O Seguro-Defeso é um benefício concedido pelo governo federal ao pescador profissional artesanal durante o período de paralisação da pesca para preservação das espécies.


O valor do seguro corresponde a um salário mínimo por mês durante toda a temporada de suspensão da pesca.

0 comentários:

Postar um comentário