Oposição cobra do presidente da CPMI da Petrobras, Vital do Rêgo, convocação do tesoureiro do PT


Vladimir Chaves

Deputados da oposição cobraram há pouco a realização de uma reunião da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) da Petrobras amanhã. Eles defendem a votação de requerimentos para ouvir o ex-diretor de Serviços da estatal Renato Duque e o tesoureiro nacional do PT, João Vaccari Neto.

Em depoimento à Justiça do Paraná, o ex-diretor de Abastecimento da Petrobras Paulo Roberto Costa afirmou que Vaccari e Duque participaram do esquema de propinas que teria desviado R$ 10 bilhões da estatal. Costa foi preso pela Polícia Federal na Operação Lava Jato. Segundo as denúncias, agentes públicos do PT, PP e PMDB estariam envolvidos.

“Tem de chamar o tesoureiro nacional do PT e o Duque, pelo menos esses dois de imediato. Queremos uma reunião extraordinária amanhã para aprovar os requerimentos”, disse o líder do PSDB, deputado Antônio Imbassahy (PSDB-BA).
A cobrança foi feita em reunião com o presidente da CPMI, senador Vital do Rêgo (PMDB-PB), que prometeu uma resposta após conversar com líderes da base do governo.

Os parlamentares da oposição também querem que o doleiro Alberto Youssef seja ouvido na próxima reunião, agendada para o dia 22. Nesse dia, já está previsto o depoimento do atual diretor de Abastecimento da Petrobras, José Carlos Cosenza.

Além do líder do PSDB, estavam presentes na reunião os líderes do DEM, Mendonça Filho (PE), do Solidariedade, Fernando Francischine (PR), e do PPS, Rubens Bueno (PR). O deputado Carlos Sampaio (PSDB-SP) também participou.