Campina Grande sedia nesta semana III Encontro Nordestino de Arborização Urbana


Vladimir Chaves

Campina Grande estará sediando até amanhã, 15, o III Encontro Nordestino de Arborização Urbana (Enau), cuja temática será “Arvores como políticas públicas – Inserção nas cidades nordestinas”. O evento, realizado por meio de uma parceria entre a Prefeitura de Campina Grande e a Sociedade Brasileira de Arborização Urbana (SBAU), está acontecendo nos auditórios da Federação das Indústrias do Estado da Paraíba (Fiep) e do Colégio Alfredo Dantas, integrando as comemorações dos 150 anos de emancipação política do município.

No Encontro Nordestino de Arborização Urbana, estão sendo debatidas temáticas relacionadas ao fortalecimento da arboricultura, em contribuição à melhoria da cobertura verde de nossa cidade e região. Segundo a engenheira Denise de Sena, coordenadora da Meio Ambiente da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Sesuma), um dos objetivos do encontro é promover a sensibilização do poder público e da sociedade sobre a importância de conservar e ampliar as áreas verdes existentes na zona urbana. “São propostas que envolvem a implantação de políticas públicas voltadas à formação, recuperação e manutenção dessas áreas verdes”, disse.

Outros temas em destaque são a recuperação e preservação de matas ciliares; aspectos gerais na locação das árvores urbanas; arborização urbana brasileira; arborização urbana como políticas públicas; viveiros em arborização urbana; paisagismo e arborização urbana – educação e legislação ambiental; manejo na arborização urbana; paisagismo e arborização urbana e impactos na arborização urbana.

Ontem 13, aconteceram as palestras “Legislação Aplicada à Arborização Urbana”, com o presidente da OAB/PB, Vital Bezerra Lopez, e “Aspectos Gerais na Locação das Árvores Urbanas”, com Edilton Rodrigues Nóbrega, secretário municipal de Meio Ambiente de João Pessoa.

Nesta terça-feira, 14, às 8h, no auditório da Fiep, o secretário municipal de Serviços Urbanos e Meio Ambiente de Campina Grande, Geraldo Nobre Cavalcanti, apresentará painel sobre o tema “Arborização Urbana Brasileira”. E na quarta-feira pela manhã, 15, no auditório do Colégio Alfredo Dantas, a coordenadora de Meio Ambiente do Município, Denise de Sena, apresentará o projeto “Minha Árvore”, da Prefeitura de Campina Grande.

O projeto “Minha Árvore” foi lançado em junho deste ano, com o objetivo de promover o plantio de mudas nas ruas e avenidas do município, além de ampliar ações voltadas à educação ambiental. O projeto é realizado por meio de uma parceria entre a Sesuma e Secretaria Municipal de Educação.


Outras palestras apresentadas durante o Enau serão: Situação da Arborização Urbana Brasileira; Arborização, Qualidade Ambiental e Turismo; Jardim Botânico e Áreas Verdes de Campina Grande; Arborização Urbana como Políticas Públicas; Arborização Urbana como Ferramenta de Sustentabilidade em Políticas Públicas Transversais.