Prefeito de Campina Grande cobra celeridade ao ministro das Relações Institucionais na contratação dos Recursos do PAC


Vladimir Chaves

O prefeito Romero Rodrigues esteve reunido na manhã desta segunda-feira, 22, com o ministro das Relações Institucionais da Presidência da República, Ricardo Berzoini, para solicitar celeridade na contratação de recursos, junto ao Governo Federal, permitindo que o município possa dar início, efetivamente, às obras referentes ao PAC Mobilidade Urbana.

A preocupação do chefe do Executivo está relacionada à data limite para a assinatura do contrato de Operação de Crédito entre a Prefeitura de Campina Grande e a Caixa Econômica Federal. Conforme a instrução normativa, do Ministério das Cidades, o prazo encerra-se no dia 30 deste mês de setembro. O prefeito estava acompanhado do secretário municipal de Planejamento, Márcio Caniello.

Romero Rodrigues, a Prefeitura Municipal está comprovadamente habilitada à contratação de recursos, da ordem de R$ 130 milhões, para o PAC Mobilidade Urbana. Essa habilitação, junto à Caixa Econômica Federal e Secretaria do Tesouro Nacional (STN), devem-se à capacidade de endividamento assegurada pela atual gestão municipal, ou seja, da sua aptidão para captar recursos tendo por base a sua boa estruturação financeira. A Prefeitura Municipal cumpriu todas as exigências técnicas, cadastrais e fiscais previstas na operação.

A operação de crédito também foi aprovada pela Caixa Econômica Federal e o processo encontra-se, atualmente, em tramitação na Secretaria de Tesouro Nacional (STN) aguardando aprovação. A audiência do prefeito Romero Rodrigues com técnicos da STN acontecerá na tarde desta terça-feira, 23, também em Brasília.

Segundo Romero, a liberação desses recursos permitirá a realização da principal mudança na parte de mobilidade urbana da cidade. O projeto permitirá melhorias no sistema de transporte público urbano, a criação de uma via com três faixas de rodagem, sendo uma exclusiva para ônibus, constrição de ciclovia, terminais e abrigos para transporte público, viadutos e pontes. O projeto beneficiará uma extensão de 26 quilômetros que percorrerão 20 bairros de Campina Grande. Ao ser concluído o projeto permitirá reduzir o tempo de viagem entre o centro e bairros da cidade, beneficiando principalmente o tempo de viagem dos trabalhadores.