Vice-governador Rômulo Gouveia cobra agilidade do Governo Federal nas obras de transposição das águas do São Francisco


Vladimir Chaves

O vice-governador Rômulo Gouveia (PSD), está cobrando do Governo Federal uma maior agilidade nas obras de transposição das águas do Rio São Francisco. A preocupação passa ser maior com a iminente necessidade de municípios do porte de Campina Grande, passarem a enfrentarem um racionamento de d'água já em dezembro de 2014.

Para 2015, as perspectivas também não são satisfatórias. Segundo a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), há 80% de chances da ocorrência de El Niño provocar períodos longos de estiagens no Nordeste. A depender da intensidade do fenômeno, o Nordeste poderá viver mais um ano de seca. A Funceme prevê 80% de chances de formação do fenômeno nesse segundo semestre de 2014, no Oceano Pacífico, o que impactaria em 2015. A esperança está na formação da Zona de Convergência Intertropical no Oceano Atlântico.


Rômulo está propondo que todos os segmentos representativos da sociedade solicitem à Presidenta da República, ao Ministro da Integração Nacional e a outras autoridades maior agilidade no projeto de Transposição do Rio São Francisco.