Tomara que o PT acorde!


Vladimir Chaves

O PT de uns 15 anos para cá foi se tornando cada vez mais uma máquina burocrática e administrativa voltada para si mesma e para suas disputas internas de poder.

Isso destruiu o significado do PT. O PT nasceu da conjugação dos movimentos sindicais, dos movimentos populares, das comunidades eclesiais de base, dos intelectuais, artistas, estudantes de esquerda e dos exilados que voltavam ao país. Ele era a expressão da possibilidade da democracia no Brasil, como criação de direitos, como invenção de direitos, sobretudo como participação da sociedade na política.

Os movimentos todos como forma de auto organização que eram representados num partido político que se exprimia na cena pública. Esse vínculo com a história da democracia no Brasil, esse vínculo com a democracia participativa, esse vínculo com a sociedade, o PT foi perdendo a medida que ele foi se virando para dentro de si próprio com a burocracia e se virando para as eleições apenas. Mas eu espero que um dos frutos das manifestações seja não o de acordar o Brasil, mas de acordar o PT".

Por Marilena Chauí

0 comentários:

Postar um comentário