Ricardo Coutinho e Secretária Nacional da Juventude lançam Plano Juventude Viva.


Vladimir Chaves

O Plano Juventude Viva será lançado oficialmente na Paraíba nesta segunda-feira (12) pelo governador Ricardo Coutinho e os ministros Gilberto Carvalho, da Secretaria-Geral da Presidência da República; Luiza Bairros, da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, e a secretária nacional de Juventude, Severine Macedo. A solenidade está marcada para às 10h, no Palácio da Redenção, e contará ainda com a presença dos prefeitos das cidades onde o programa irá funcionar, além de outras autoridades.

O Juventude Viva é um plano de prevenção à violência contra a juventude negra no país.  O evento marca a chegada do projeto nos municípios paraibanos onde a população jovem negra se encontra mais vulnerável. Além de João Pessoa, serão contemplados os municípios de Cabedelo, Santa Rita, Bayeux, Campina Grande e Patos, que, juntas, somaram 68,15% das mortes de jovens registradas no Estado em 2011.

Juventude Viva na Paraíba – Depois de Alagoas, a Paraíba é o segundo Estado a aderir ao Plano. Em julho, a coordenação do Juventude Viva, integrada pela Secretaria Nacional de Juventude e pela Secretaria de Promoção da Igualdade Racial, realizou uma visita técnica ao Estado para discutir as ações que serão implementadas com os secretários estaduais e municipais e suas respectivas equipes, além de representantes de conselhos de juventude.

O secretário de Juventude, Esporte e Lazer, Tibério Limeira, destacou o empenho do Governo do Estado com o Juventude Viva, já que a Paraíba recebeu as visitas técnicas onde vários órgãos ligados ao programa participaram. “O Governo do Estado realizou as visitas técnicas e contou com a presença de inúmeras secretarias e órgãos estaduais, federais e municipais, visando ativar o plano na Paraíba. A juventude negra do país precisa da colaboração por meio deste programa e a Paraíba estará fazendo a parte dela”, disse Tibério.

Nesta primeira fase do Plano na Paraíba, estão previstos investimentos de mais de R$ 70 milhões em ações na área da saúde, educação, cultura, geração de emprego e renda, esporte e lazer, entre outras.

O Juventude Viva – O Juventude Viva é uma iniciativa do Governo Federal e conta com a participação de 11 ministérios. O Plano direciona ações para as regiões com os mais altos índices de violência contra jovens negros, com o objetivo de prevenir e reduzir a vulnerabilidade destes jovens através da expansão das políticas públicas. A iniciativa é implementada em parceria dos governos estaduais e municipais.

Para a secretária nacional de Juventude,
Severine Macedo (foto), o Plano se expande até a Paraíba em um momento muito especial.  “Vivemos um momento importante para as políticas de juventude, com a aprovação do Estatuto da Juventude, na última segunda-feira (5), pela presidenta Dilma Rousseff. A sanção ocorre justamente quando  a voz das ruas e da maior geração de jovens de nossa história reivindica mais direitos e novas formas de fazer política”.

A secretária lembrou o discurso da presidenta na cerimônia de sanção do Estatuto, quando ela ratificou o seu apoio à luta contra a violência que atinge os jovens negros: “Eu considero que talvez essa seja a questão mais grave que a juventude brasileira passa, porque ela mostra um lado da nossa sociedade com o qual não podemos conviver. Nós temos que lutar contra esse lado, que é o lado da violência contra a juventude negra e pobre”.

0 comentários:

Postar um comentário