O poder das redes sociais, mobilização no Brasil e postagens de internautas.


Vladimir Chaves

As redes sociais atualmente é a mais importante ferramenta a serviço da sociedade, após mostrar força na Europa, Ásia e África, chega a América Latina com força e com um poder de mobilização impressionante. Com as redes sociais a população, começou a compartilhar problemas e soluções junto aos mais variados seguimentos da sociedade.

No Brasil, graças às redes sociais uma legião de jovens deu inicio a um movimento denominado Movimento Passe Livre, que a principio cobrava transporte gratuito para estudantes e qualidade nos serviços de transportes públicos, mas que graças ao poder de mobilização das redes agregou uma infinidade de demandas de um povo oprimido.

Além do poder de mobilização as redes sociais, abriu um novo canal de dialogo entre os indivíduos, isso é de fácil percepção, basta ver a quantidade de pessoas opinando em relação às manifestações que está fazendo tremer as bases dos políticos acostumados a ignorarem os anseios do povo.

Confira algumas postagens de internautas relacionadas às manifestações que estão acontecendo no país:

EDSON DANIEL: “Quem estar no poder não fala por nós, não nos representa verdadeiramente, eles não dão a mínima para o povo, essas manifestações representam a explosão da população por tantos descasos por longos anos, chega uma hora que "BASTA". Chega de compra de votos, chega de saúde só para os ricos, chega de assistirem de camarote o sofrimento do povo, chega de corrupção, chega de educação superior em universidades públicas- só para ricos, enfim, são tantos. Chega, basta! Que a população vai as ruas reivindicar seus direitos ...”

LENILSON GUEDES: “Eu sou a favor dos protestos. O povo tem mesmo que invadir as ruas e falar mal dos governantes. Afinal, eles são pagos por nós e devem seus empregos aos eleitores.”

LEILA CRISTIANE: “Ofereceram rosas e levaram foi porrada, paz ao BRASIL. VAMOS A LUTA.”

EX-PRESIDENTE LULA: “Ninguém em sã consciência pode ser contra manifestações da sociedade civil porque a democracia não é um pacto de silêncio, mas sim a sociedade em movimentação em busca de novas conquistas.”

ABIMADABE VIEIRA: “Poxa! Mais de um bilhão e meio investido num estádio de futebol, o que esse dinheiro não daria para fazer pela educação?”

MAZINHO CEILÂNDIA VALDEMAR: “A minha maior vergonha de morar em Brasília. É por que aqui passa 95% dos políticos que destrói o nosso país. Ladrões disfarçados, ladrões invisíveis”

MÉRCIO FRANKLIN: “Fico muito feliz em ver que o povo brasileiro começa a identificar o absurdo que é sediar uma copa do mundo em um momento que milhões de pessoas sofrem sem direitos básicos: Saúde, educação, transporte, moradia entre outros!”

NIL FERNANDES: “FRASE DO DIA: Não sou de direita, nem de esquerda. Apenas quero que o governo tome no centro.”

AMBIENTALISTA ARAMY FABLICIO: “O POVO PARECE QUE TÁ ACORDANDO. VIVA A REVOLUÇÃO, DE VOLTA AOS ANOS OITENTA, VAMOS DERRUBAR OS CASTELOS DOS REIS ...ATIVISTA ARAMY FABLICIO.”

CLAUDIO LUNA: “A primeira mudança que deveria acontecer no Brasil depois dessas manifestações era com o STF, pois ali não tem juízes, tem políticos travestidos de juízes, todas as decisões são parciais e políticas.”

IVONALDO NUNES: ”Os jovens brasileiros fazem nas ruas o que ninguém esperava; políticos e autoridades em geral estão perplexos. Nenhum partido capitalizou o movimento; pelo contrário; bandeiras são rejeitadas. A palavra que melhor resume tudo isso é descontentamento. Descontentamento geral. O preço das tarifas de ônibus foi a motivação e a pauta. Mas, todos querem protestar; seja contra a PEC 37 ou contra a corrupção; qualquer coisa é tema. O importante salientar é que: A partir de agora tudo pode mudar; até mesmo a reeleição de Dilma fica comprometida. E é bom que ela se pronuncie ! E com tantos temas nas ruas, este movimento que já está sem foco; tende a ficar no abstracionismo ou seja tanto barulho por nada. Mas; uma coisa boa fica . O descontentamento”

DEPUTADA MANUELA: “Vejo a repulsa desse movimento a política tradicional. Sonharia em vê-lo lutando pelo fim do financiamento privado das campanhas!”

RUITER SANSÃO: “PROTESTO por mais médicos pediatras nos hospitais de Campina Grande, sobretudo nos finais de semana e feriados.”

ALEX AZEVEDO: “Parabéns aos jovens que de forma pacifica vão as ruas protestar, mas penso que deveriam inserir um tema que ao meu ver está abalando as estruturas do nosso país, que é a violência crescente que estamos assistindo no nosso dia a dia, chega, não suportamos mais tantos crimes, que de forma brutal ceifa a vida de tantos brasileiros!!!”

ÁLVARO GAUDÊNCIO NETO: “De forma discreta, um pouco a distância, tenho acompanhado a dinâmica da política vivida em nosso País. Embora seja oportuno dizer que a abertura democrática trouxe avanços para o Brasil, no momento alguns aspectos merecem uma avaliação da parte dos nossos governantes, pois o povo está cansando com a demora ou descaso no enfrentamento de alguns temas considerados inadiáveis. Por isso as manifestações dos estudantes por todo o País - que chega em boa hora. Um Brasil onde se estimula a natalidade, sem mirar um futuro adequado para o enfrentamento dos problemas. O momento é bastante oportuno para se discutir prioridades. Nas manifestações dos estudantes contesta-se o aumento das passagens de ônibus; o descaso do Governo com a saúde, educação e segurança. Porque não se priorizar também soluções para o combate aos efeitos da seca, onde chove apena...”

ÍCARO COSTA: “Os protestos que estão acontecendo no Brasil, precisam chegar as URNAS no próximo ano, de que adianta protestar, protestar e depois reeleger ou eleger CORRUPTO???”

KENNEDY SALES: “É preciso admitir, boa parte da imprensa tem haver com essa bandalheira que aí está. Aqui na Paraíba, só não vê quem não quer. Muitos comunicadores tem a função de ajudar a esconder e jogar para debaixo do tapete a sujeira dos nossos gestores e ainda, posam de paladinos da moralidade. O povo se deixa enganar e aí se dana...”

ROSSANDRO AGRA: “As manifestações vistas no Brasil perderam, completamente, a razão de ser! Alguns transformaram protesto cívico em vandalismo e banditismo!”

PRESIDENTA DILMA ROUSEFF: “O Brasil hoje acordou mais forte. A grandeza das manifestações de ontem comprovam a energia da nossa democracia. A força da voz da rua e o civismo da nossa população. É bom ver tantos jovens e adultos, (…) juntos com a bandeira do Brasil, cantando o hino nacional e dizendo com orgulho ‘sou brasileiro’ e defendendo um país melhor”
PADRE DJACY BRASILEIRO: “Esperamos que certos políticos ligados ás velhas oligarquias não queiram tirar proveito da luta do povo. Basta o povo e pronto. Avante!”

JOSÉ CÍCERO GADELHA: “Engraçado, qual a diferença entre um país pobre gastar dinheiro em estádios e uma prefeitura pobre e quebrada gastar milhões com festa? Nenhuma, porém não vejo ninguém compartilhar ou curtir esta verdade, alguns com medo do coronelzinho tirar seus empreguinhos.”

FLÁVIO ROMERO: “Estes "políticos" oportunistas pensam que o gigante além de adormecido, estava com amnésia. O povo não é burro e tem memória de elefante! É interessante ouvir "político" responsável pelos grandes males de um passado recente, tentando se apropriar da mobilização nacional.”

ARISTAVORA SANTOS: “O mais bonito é que nenhum partido se apropriou do movimento, é a população revoltada  com a impunidade dos mensaleiros corruptos.”

GILVAN FREIRE
: “Já se vinha dizendo há tempos que Dilma Rousseff é uma invenção política de Lula e do PT..... Uma líder de laboratório maquiada para dá sustentação ao continuísmo nefasto que financia eleitores com bolsas-assistenciais.... E cria mitos tipo Isabelita Peron, mãe dos pobres. Tudo está se desmanchando, como sempre acontece com os santos de barro.”

AGAMENON VIERIA: “A nota do PT/JP, apenas tangencia os verdadeiros motivos da indignação do povo, que não se acha representado pelos desmoralizados partidos políticos, seus parlamentares e seus governos. Onde está a agenda da Ferrovia Transnordestina? para onde estão indo as águas do Rio São Francisco, que iriam irrigar as terras secas do nordeste? Onde está a grande base aliada do governo federal. Todo mundo sabe que esta COPA DO MUNDO poderia ser realizada, em menos Estádios. Onde está a grande base aliada do governo federal? Onde ficou a reforma deste sistema político brasileiro, originário da CORRUPÇÃO que campeia, há mais de década? Tudo isto levou o povo, sem orientação dos partidos, das centrais, dos sindicatos etc., a reivindicarem reformas que lhe assegure melhores condições de vida com segurança, saúde, educação, mobilidade ete.”

HUMBERTO COSTA: “Olho para o que acontece no Brasil e vejo força. A força do povo de se manifestar e dialogar por uma cidade, um estado, um país sempre melhor”

CLÍSTENES HOLANDA: “Na atual conjuntura a melhor opção para o Congresso é arquivar a PEC 37. Não correm risco de aprovação e consequente execração popular.”

FRANCIS JULIANO: “Esse negócio de 'queremos hospitais e educação padrão Fifa' pra mim não é de bom tom. Vou botar na conta da empolgação da galera. Onde já se viu a Fifa ser modelo e exemplo de coisa boa e decente?”

ITALO KUMAMOTO: “A intensificação dos protestos em muitas cidades brasileiras muda o clima político do País e a ausência de autoridades (seja Federal, estadual, Municipal) para o enfrentamento através do diálogo mostra a inexistência de respostas consistentes para a saúde, a educação, a mobilidade urbana e a segurança.”

SÉRGIO GUERRA: “Partidos, empresários e elite no geral não podem tapar o sol e fingir que não têm nada a ver com o que está acontecendo no País".

JOÃO DANTAS: “A mais frágil democracia sempre será bem melhor que a menos ruim das ditaduras. Sinceramente, mesmo politizado como sou...não estou entendendo o que há por traz desses vinte centavos de aumento...Estou meio confuso, porque vi certo filme meio...Família, tradição e propriedade...Lembram?”

ARACILBA ROCHA: “Manifestantes, saíam em multidões, pelas vias das urbes. Sem violência porque as palavras de ordem vós bastam. A quem tiver o poder gritai. Ao parlamento que mantém senhores donos do poder por longos anos e que tanto mal já geraram a Nação. Aos bilhões de reais que se perdem na má aplicação de recursos, na falta de planejamento, na insensibilidade, e na corrupção desenfreada, enquanto milhares de brasileiros passam fome, nas secas do nordeste, nas plantações perdidas, nas terras mortas. Nas periferias das cidades e nos lixões das metrópoles. O sistema educacional entrou em decadência. As Leis perdem eficácia. “A opinião pública perdeu a força com a divisão, o medo e o culto universal à riqueza.”

FERNANDO DE SOUZA: “URGENTE! Lembre pessoal... Dia 20 é para LUTAR pelo PAÍS, pelo BRASIL e não por nenhum partido político. Bandeiras e exaltações PARTIDÁRIAS devem ser ABOLIDAS e consequentemente evitadas. Cuidado....alguns políticos na Paraíba estão querendo aproveitar o embalo e se apropriar dos fatos. Se ao seu lado aparecer algum, ou alguém dê palavras de ordem para sair do caminho... deixando livre para o pensar democrático... Eles querem carona.... Expulse-o do caminho!”

LAU SIQUEIRA: “Eu acho é graça de umas figuras reconhecidamente conservadoras que ficam no Facebook falando das manifestações como se fossem a esquerda mais radical. Nunca participaram de um movimento social que fosse. É a turma do bloco "me engana que eu gosto".

PATRI
CK KERVIN: “Mudar os votos, sair às ruas, tudo tem sua importância. Mas nós, cristãos, devemos (acima de tudo) nos lançar em oração pela nossa nação!”
BASÍLIO CARNEIRO: “Imagina se isso fosse ao final de 2012, quando Veneziano Vital deixou 3 meses e o décimo sem pagar aos servidores.”


0 comentários:

Postar um comentário