Prefeita Polyana lança programa “Brasil sem miséria” que possibilita o aumento de benefícios do Bolsa Família


Vladimir Chaves


Pombal tem hoje 4.794 famílias recebendo benefícios do programa Bolsa Família. Esse número, de acordo com o Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), representa 47,95 % da população do município. O repasse mensal para essas pessoas é de R$ 732 mil.

Porém, há milhares de outras inscritas, mas que continuam de fora do benefício.

Na última quinta-feira, a prefeita Polyana Dutra lançou o programa “Brasil sem miséria”, que vai identificar a atual situação das famílias do município.

Com o programa, o município poderá abrir espaço para incluir no Bolsa Família as famílias em extrema pobreza já cadastradas e que ainda não recebem os benefícios.

O evento foi realizado no auditório da Secretaria de Educação e contou com a presença de secretários municipais, diretores de bancos locais, representante da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Humano e do Padre Ernaldo José.

Na ocasião, a Secretária de Ação Social, Vanusa Bandeira, disse que a necessidade de implantação do programa foi a partir da constatação de que em Pombal 892 famílias – ou 3.091 pessoas – que vivem em situação de extrema pobreza, ou seja, com renda mensal inferior a R$ 70.

“Recebemos a determinação da prefeita Polyana para identificarmos essas famílias e oferecermos meios para elas saírem dessa realidade”, disse Vanusa.

Já a coordenadora do programa, Alzira Laisse, apresentou uma síntese do “Brasil sem miséria” e disse que o governo municipal é “comprometido com o bem estar dos seus moradores”.

“Sabemos que a extrema pobreza se manifesta de múltiplas formas além da insuficiência de renda. Insegurança alimentar e nutricional, baixa escolaridade, pouca qualificação profissional, fragilidade de inserção no mundo do trabalho, acesso precário à água, energia elétrica, saúde e moradia são algumas dessas formas”, disse.

Segundo Alzira, os servidores vão até às residências onde farão uma espécie de “recenseamento social” das famílias, inclusive as já inscritas no programa federal.

“O nosso objetivo é saber como vivem as famílias pombalenses. Se os filhos estão estudando e tendo o acompanhamento de saúde. Mas também vamos identificar possíveis irregularidades no pagamento do benefício para quem não se enquadra nas condições do programa”, revelou a coordenadora.

Após a conclusão do levantamento – em três meses – a Secretaria de Ação Social terá o mapeamento da situação e incluirá novas famílias no programa, além de oferecer cursos profissionalizantes para as que estão na situação de pobreza extrema.

“Com isso, não damos apenas o ‘peixe’, mas ensinamos também a ‘pescar’”, disse a prefeita Polyana.

0 comentários:

Postar um comentário