"Maior São João do Mundo": Ministro da Cultura visita Campina Grande.


Vladimir Chaves

O ministro da Cultura, Marcelo Calero, chegou neste domingo (19) a Campina Grande, para conhecer o "Maior São João do Mundo", recepcionado ao som de muito forró, que embalou o passeio no Forró Bus. O ônibus panorâmico percorreu pontos históricos da cidade partindo do Açude Velho, como o Museu dos Três Pandeiros (obra de Oscar Niemeyer), o monumento de Jackson do Pandeiro e Luiz Gonzaga, e o Memorial dos 150 anos de Campina Grande.  

Em companhia do deputado federal Rômulo Gouveia, do presidente da Câmara Municipal, Antonio Alves Pimentel e do secretário municipal de Cultura, Bernardo Pimentel, o ministro conheceu o Museu do Algodão, e em seguida, a Feira de Artesanato, onde conferiu a produção de artesãos locais com o algodão. A matéria-prima foi catalogada com cinco variações e fortalece a vocação da cidade como grande produtora algodoeira.


O fole roncou

Acompanhado do prefeito Romero Rodrigues, o ministro teve a oportunidade de conhecer um pouco da história e ritmo do forró, no Teatro Municipal, pelo musical "O fole roncou! Uma história do forró", que conta com o apoio do Ministério da Cultura, por meio da Funarte. O projeto é um dos que receberam recursos atrasados numa primeira parcela da ampliação financeira, acordada com o presidente da República, Michel Temer, no valor total de R$ 236 milhões.

O ministro Calero agradeceu o convite do deputado Rômulo Gouveia e comentou a importância da valorização da cultura local. "O nosso objetivo é valorizar a diversidade local para que a cultura seja esta potência nacional. Ela é a base da nossa identidade e um eixo estratégico do desenvolvimento nacional", declarou.

Inspirado no livro homônimo de Carlos Marcelo e Rosualdo Rodrigues, o musical "O fole roncou! Uma história do forró" mergulha no universo das canções que marcaram o pilar do baião, um dos ritmos mais populares do Brasil. O roteiro fictício foi livremente adaptado por Sérgio Maggio e Rosualdo Rodrigues e conta com bailarinos e atores que se alternam na narrativa para dar seus testemunhos, temperados pelo humor, teatralidade e astúcia típicos do nordestino.




0 comentários:

Postar um comentário