API e ACI solidarizam-se com a jornalista Simone Duarte, vitima ação judicial que tenta cercear a liberdade de imprensa.


Vladimir Chaves

A Associação Campinense de Imprensa e Associação Paraibana de Imprensa emitiram nota publica de solidariedade à jornalista Simone Duarte, vítima de uma ação judicial impetrada pelo senhor Glauber Marinho. 

A ação judicial impetrada pelo internauta Glauber Marinho, deu-se pelo fato da jornalista ter publicado e opinado em seu blog sobre uma foto exposta inicialmente numa rede social, envolvendo o Monumento do Sesquicentenário de Campina Grande que, em seguida, ficou constatado que a fotografia se tratava de uma montagem virtual, a partir de “uma brincadeira entre amigos”.

(O blog vladimirchaves.com.br também manifesta total e irrestrita solidariedade à conceituada jornalista Simone Duarte, ao tempo que repudia toda e qualquer forma de censura à liberdade de imprensa)

Confira a integra da nota conjunta da API e ACI:

NOTA DE SOLIDARIEDADE

A ACI - Associação Campinense de Imprensa e a Associação Paraibana de Imprensa (API), no cumprimento de suas atribuições, vêm a público demonstrar solidariedade à jornalista SIMONE DUARTE, que responde ação judicial por ter publicado e opinado em seu blog sobre uma foto exposta inicialmente numa rede social, envolvendo o Monumento do Sesquicentenário de Campina Grande que, em seguida, ficou constatado que a fotografia se tratava de uma montagem virtual, a partir de “uma brincadeira entre amigos”.

A jornalista SIMONE DUARTE e outros membros da imprensa de Campina Grande, blogs, sites e emissoras de TV, foram levados a acreditar numa montagem fotográfica feita pelo internauta Glauber Marinho, usando virtualmente a imagem do monumento que homenageia os 150 anos de Campina Grande. Presume-se que atos como o praticado pelo internauta não seja típico de quem ocupa cargo público no Tribunal de Justiça da Paraíba, por ser este um órgão idôneo e de pessoas sérias, portanto, dignos de credibilidade em toda e qualquer informação exposta publicamente.

Após ato falho e patético de agressão direta aos campinenses e tendo induzido a imprensa de Campina Grande ao erro, o internauta ao invés de se explicar e pedir desculpas em público, optou por intimidar a imprensa de forma belicosa com ações judiciais e com intensões de supostamente granjear para si ônus provenientes de indenização, que porventura possa a justiça futuramente ratificar.

Cientes de estarmos frente a um caso intolerável e execrável por parte do internauta, a Diretoria da Associação Campinense de Imprensa e a Diretoria da Associação Paraibana de Imprensa entendem que a liberdade do exercício profissional é direito inalienável e repudia qualquer tipo de violência e ou intimidação ao jornalista e ao jornalismo.

Campina Grande, 22 de junho de 2016.

João Pinto Neto
Presidente da API

Fernando Soares

Presidente da ACI

0 comentários:

Postar um comentário