Prefeitura oferta mais 60 vagas do Probem em cursos da Facisa


Vladimir Chaves

Os estudantes oriundos das escolas públicas de Campina Grande têm nova chance de ingressar no ensino superior. A prefeitura de Campina Grande garantiu para este semestre a oferta de 67 vagas do Programa Municipal de Bolsa de Estudos (Probem). As vagas são para 12 cursos de graduação da Unifacisa. Para realizar as inscrições no Programa é preciso que o candidato se dirija ao setor de protocolo localizado na unidade do Itararé, até o dia 05 de fevereiro, das 8h às 12h e das 14h às 18h.

Para o semestre 2016.1 o programa, que vem sendo copiado por outros municípios, está oferecendo vagas nos cursos de Administração (04 – Noite), Arquitetura e Urbanismo (04- Noite), Biomedicina (02 – Noite), Direito (02 – Manhã), Direito (02 – Noite), Educação Física (Licenciatura – 10 Manhã), Engenharia Civil (02 – Manhã), (02 – Noite), Enfermagem (04 – Manhã), Enfermagem (04 – Noite), Farmácia (10 – Manhã), Fisioterapia (02 – Manhã), Fisioterapia (02 -Noite), Jogos Digitais (07 – Noite), Nutrição (02 – Manhã),  Nutrição (02 – Noite), Sistemas de Informação (06 – Noite).

O resultado do processo seletivo será divulgado no dia 17 de fevereiro no portal institucional e no mural interno da Unifacisa. Para efetuar a inscrição, o candidato deve atender as condições exigidas no edital tais como: Ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) no ano de 2015 e obtido a nota mínima de 450 pontos e não ter zerado a redação; Não ser bolsista PROUNI e nem beneficiário do FIES; Não estar matriculado em nenhum dos cursos da FACISA, FCM ou ESAC; Não ter vínculo de matrícula (ativa ou trancada) em nenhum curso de graduação, público ou privado; Não ser portador de diploma de Educação Superior; Possuir renda familiar mensal bruta de até 3 (três) salários mínimos; Residir no município de Campina Grande a, pelo menos, 12 meses; Ter cursado o ensino médio completo em escola pública localizada em Campina Grande ou como bolsista integral de escola particular situada no município de Campina Grande.

Só serão efetivadas as inscrições do candidato que apresentar toda a documentação exigida a saber: Cadastro de Pessoa Física (CPF); Cédula de Identidade (RG); Certidão de casamento e, se for o caso, com averbação do divórcio ou da separação judicial ou, declaração de união estável. Sendo viúvo(a), certidão de óbito do cônjuge falecido; Comprovante de renda dos últimos 6 (seis) meses do candidato, bem como dos demais componentes do grupo familiar; Declaração de Imposto de Renda dos últimos 3 (três) anos do candidato, bem como dos componentes do grupo familiar; Comprovante de nota na edição do ENEM de 2015; Comprovante de residência no município de Campina Grande/PB para o candidato e todos os demais membros familiares; Histórico Escolar e Comprovante de Conclusão do Ensino Médio ou equivalente, em escola pública localizada em Campina Grande ou como bolsista integral de escola particular situada no município de Campina Grande.

Bolsistas destacam o êxito do Probem

A primeira edição do Probem foi um sucesso, isso porque mais de 80% dos alunos Probem conseguiram obter, no final do semestre letivo, uma média acima de 7. O programa beneficiou cerca de 70 alunos da rede pública de ensino somente em sua primeira edição, computando apenas uma desistência. O diretor da Facisa, Dalton Gadelha, fez uma avaliação do Probem e afirmou que o programa está consolidado. “Os alunos souberam aproveitar da melhor forma a oportunidade que estão recebendo do Governo, agradecendo com o excelente desempenho.”

O objetivo do Probem é oferecer ao cidadão campinense a oportunidade de continuar estudando, viabilizando a ascensão ao ensino superior de qualidade. Jovens contemplados com o Probem comentaram o que o ingresso no ensino superior representa para cada um deles. “Um sonho antes tão distante hoje se torna real. Esse programa fez a diferença na minha vida, pois hoje estou matriculada numa faculdade de excelência e logo logo vou me tornar uma grande profissional.” relatou Germana Gomes, que já concluiu o primeiro período do curso de Nutrição da FCM através do programa.

Para Rafael Filipi da Silva Pereira, aluno de Administração, a bolsa foi um verdadeiro presente. “Estava focando em ingressar na faculdade, só não tinha tido êxito ainda, e quando surgiu a notícia do programa, logo me interessei.Entrei para Administração! É simplesmente magnífico todo o processo realizado para prestar o ensino a nós alunos, a qualidade de todo material utilizado, a tecnologia, o zelo pelo patrimônio da faculdade, estimula ainda mais o aluno a se dedicar sempre”, comentou.

O Probem chegou no momento em que o Fies está reduzindo pela metade o número de beneficiários devido a crise financeira que atinge todo país. “Venho de uma família humilde, meus pais não tiveram oportunidade de estudar, nesse sentido ganhar essa bolsa de estudos numa faculdade como a Facisa é motivo de orgulho para toda minha família. Estou muito feliz e realizada”, afirmou a estudante do curso de Enfermagem, Rita Aguiar.


Para o primeiro edital, no semestre passado, se inscreveram mais de 500 estudantes para concorrer as 67 vagas. É importante ressaltar que o Probem não é financiamento, portanto, ao contrário do que acontece com os contratos do Fies, os contemplados não precisarão pagar ao Governo ao final do curso. Além de Enfermagem e Nutrição para o semestre 2015.2 o programa ofereceu vagas em Fisioterapia, Biomedicina, Nutrição, Administração, Direito e Sistemas de Informação.

0 comentários:

Postar um comentário