Atenção: Volume armazenado no Açude de Boqueirão cai para 11,3%


Vladimir Chaves

Sem despertar a atenção das autoridades responsáveis pela gestão das águas, o nível do Açude Epitácio Pessoa segue dando sinais de que está prestes a entrar num colapso total, pondo em risco a segurança hídrica de mais de um milhão de paraibanos.

Entrando na metade do ciclo do período das chuvas na região do Cariri paraibano, que vai de fevereiro a abril, o “Açude de Boqueirão” até a presente data não recebeu nenhuma recarga significativa. No início do ano de 2016, o manancial armazenava 12,13% de sua capacidade total, hoje ultimo dia de fevereiro (29), registra apenas 11,3% de seu volume total.

Apesar das fortes chuvas registradas no mês de janeiro, na região do Cariri paraibano, o açude não recebeu recarga devido à “bagunça” criminosa que foi praticada no leito dos rios (Paraíba e Taperoá) responsáveis pela “sobrevivência” do Açude de Boqueirão. Sem a fiscalização dos governos estadual e federal, dezenas de proprietários de terra e até mesmo instituições governamentais construíram centenas de barreiros e açudes de diversos tamanhos ao longo do percurso dos rios Paraíba e Taperoá, impedindo que a água das primeiras das chuvas cheguem ao Açude de Boqueirão.
SANGRADOURO DO "AÇUDE DE BOQUEIRÃO"
Com capacidade para armazenar 411.686.287 m³, o açude encontra-se com apenas 46.531.003 m³.

0 comentários:

Postar um comentário