Câmara aprova Projeto de Lei que amplia participação popular na casa legislativa.


Vladimir Chaves

A Câmara Municipal de Campina Grande aprovou por unanimidade Projeto de Lei nº 328\2015 de autoria do vereador Murilo Galdino (PSB), denominado “Iniciativa Eletrônica Popular” que permite aos cidadãos campinenses proporem Projetos de Leis através da internet.

De acordo com Murilo Galdino, o projeto visa aproximar ainda mais a sociedade do legislativo municipal, permitindo ao cidadão comum participar da elaboração das leis em beneficio da coletividade.

Do projeto:

O projeto de “Iniciativa Eletrônica Popular” permite que qualquer cidadão maior de idade, possa propor projetos de leis que tenham objetivos claros e preservem o interesse público.

A proposta deve ser encaminha via e-mail a um dos 23 vereadores que compõe a “Casa de Felix Araújo”, o vereador ao receber a proposta terá um prazo de 30 dias para informar ao remetente, uma resposta sobre sua viabilidade e se ela poderá ser apresentada em plenário. Caso o vereador acate o projeto, a proposta terá mais um mês para ser analisado no âmbito legal e depois seguirá o processo normal exigido pela Casa.

Se a proposta for rejeitada pelo vereador escolhido e devolvida ao remetente, ela poderá se reapresentada a outro vereador. No caso do projeto ser reprovado em plenário, só poderá ser reenviado na próxima legislatura. Nos projetos aprovados oriundos da Iniciativa Eletrônica Popular deverá constar, o nome do autor.

Cada gabinete deverá publicar na página institucional do vereador, bem como no site oficial da Câmara Municipal, um e-mail para o qual, a população poderá enviar os projetos de lei. A Casa também ficará responsável pela divulgação da Iniciativa Eletrônica Popular.


0 comentários:

Postar um comentário