Internet: Projeto do vereador Murilo Galdino aumenta participação popular na Câmara.


Vladimir Chaves

O vereador Murilo Galdino (PSB) apresentou Projeto de Lei que visa ampliar a participação de iniciativa popular na Câmara Municipal de Campina Grande. O projeto permite que a população possa sugerir projetos de lei através da internet.

Segundo Murilo Galdino, o legislativo precisa ouvir os cidadãos na forma de projetos, tornando mais eficiente as demandas populares para despertar e obter maior participação popular e também a melhoria da imagem do parlamento.

O projeto de Iniciativa Eletrônica Popular é destinado a qualquer pessoa maior de idade e devem ter objetivos claros, preservando o interesse público.  O vereador que receber a iniciativa contará com um prazo de 30 dias para informar ao remetente, uma resposta sobre sua viabilidade e se ela poderá ser apresentada em plenário. Caso o vereador acate o projeto, a proposta terá mais um mês para ser analisado no âmbito legal e depois seguirá o processo normal exigido pela Casa.

Se a proposta for rejeitada pelo vereador escolhido e devolvida ao remetente, ela poderá se reapresentada a outro vereador. No caso do projeto ser reprovado em plenário, só poderá ser reenviado na próxima legislatura. Nos projetos aprovados oriundos da Iniciativa Eletrônica Popular deverá constar, o nome do autor.


Cada gabinete deverá publicar na página institucional do vereador, bem como no site oficial da Câmara Municipal, um e-mail para o qual, a população poderá enviar os projetos de lei. A Casa também ficará responsável pela divulgação da Iniciativa Eletrônica Popular.

0 comentários:

Postar um comentário