CPMI da Petrobrás: Oposição adverte que não aceitará relatório com “cheiro de pizza”.


Vladimir Chaves

Os líderes da oposição decidiram, nesta terça-feira (09), que apresentarão um relatório paralelo na CPMI da Petrobras caso as conclusões do relator da comissão, deputado Marco Maia (PT-RS), tiverem caráter de “chapa branca”. O documento alternativo, que une PPS, PSDB, DEM, PSB e SDD, já está sendo elaborado e caminha no sentido de não poupar qualquer dos investigados na Operação Lava Jato e em outras apurações em andamento sobre o escândalo da Petrobras.

“Vamos primeiro aguardar o relatório do deputado Marco Maia. Se ele for insatisfatório, se não apontar os eixos centrais desse escândalo, inclusive a participação no esquema de agentes públicos e políticos, vamos apresentar o nosso relatório. Não é possível, por exemplo, que a CPI não aponte a responsabilidade do Conselho de Administração da Petrobras, que avalizou diversos negócios fraudulentos”, afirmou o líder do PPS, deputado federal Rubens Bueno (PR).

Ele lembrou ainda que a presidente Dilma Rousseff (PT) presidia o conselho na época da compra da refinaria de Pasadena, “uma negociata que gerou um prejuízo de US$ 792 milhões, segundo o Tribunal de Contas da União”.

Além de Rubens Bueno, participaram da reunião os líderes do PSB, Beto Albuquerque (RS); do PSDB, Antonio Imbassahy (BA); do DEM, Mendonça Filho (PE); além dos deputados federais Arnaldo Jordy (PPS-PA), Sandro Alex (PPS-PR) e Carlos Sampaio (PSDB-SP).

Falando em nome do grupo, o deputado Beto Albuquerque ressaltou que os partidos que se opõe ao governo Dilma não aceitarão “um relatório chapa branca, um relatório com cheiro de pizza”. Ele também ressaltou que o Congresso não pode se abster de sua investigação.

0 comentários:

Postar um comentário