Por Eduardo Campos: Em 1984, queríamos um país democrático e conseguimos. Hoje, queremos aperfeiçoar a democracia.


Vladimir Chaves

Trinta anos atrás, milhões de pessoas foram às ruas de São Paulo, no aniversário da cidade, em nome da campanha Diretas Já. A manifestação entrou para a história, deflagrando definitivamente o movimento que se espalharia por todo o País, em comícios enormes que mudariam a história do Brasil.

A atuação da sociedade, lembrada até hoje, foi essencial para que o restabelecimento da democracia brasileira. Na minha formação pessoal, a campanha das Diretas Já foi muito importante. Eu era universitário e participei ativamente das manifestações e, motivado pelas enormes transformações que o Brasil vivia, ingressei no diretório acadêmico de economia. Foram meus primeiros passos na política.

Analisando de perto, hoje vivemos um momento parecido. Três décadas atrás, as vozes de milhões de brasileiros exigiram o final de um ciclo. Não é muito diferente do que aconteceu alguns meses atrás, quando os brasileiros ganharam as ruas manifestando seu desejo de um novo País.

Se trinta anos atrás o objetivo era a democracia, hoje queremos que esta mesma democracia funcione para todos os brasileiros, e não somente para aqueles que estão no poder.

A data é ideal para uma reflexão. A campanha pelas eleições diretas mostrou que o brasileiro pode se tornar o sujeito de sua própria história, da mesma forma que aconteceu poucos anos depois, com os "cara-pintadas" que exigiam o impeachment. E é o que vem acontecendo hoje. A sociedade entendeu que o Brasil está num ciclo que já deu o que tinha que dar, e que agora é preciso dar um salto adiante e colocar o Brasil definitivamente no caminho para o futuro, com mais justiça, transparência, honestidade e humanidade.

Os protestos do ano passado tiveram como protagonista a juventude atual. Mas o desejo dos milhões de jovens que se manifestaram pacificamente expressa o sentimento de todo um povo, incluindo o meu e o de toda minha família: todos nós queremos ver um novo Brasil começar a ser construído.

Em 1984, queríamos um país democrático e conseguimos. Hoje, queremos aperfeiçoar a democracia. E vamos conseguir.

0 comentários:

Postar um comentário