Vandalismo e omissão dos poderes públicos põem em risco a Pedra de Santo Antônio.


Vladimir Chaves


O vandalismo e a falta de fiscalização por parte dos órgãos governamentais estão pondo em risco um dos mais belos pontos turístico da Paraíba. Localizada no município de Fagundes, na Serra do Bodopitá, a Pedra de Santo Antônio, atrai anualmente milhares de turistas, praticantes de esportes radicais, pesquisadores e romeiros adeptos de Santo Antônio.

Situada no topo da Serra do Bodopitá, a Pedra de Santo Antônio tem recebido milhares de visitantes, sem que tenha por parte da Prefeitura de Fagundes a atenção devida para preservação não só da pedra como das matas virgens, fontes de água doce e até mesmo as pinturas rupestres em uma das rochas localizada no Sitio Laranjeiras.

Como se não bastasse o movimento descontrolado de pessoas, que põe em risco a harmonia do ambiente, a Pedra de Santo Antônio, passou a ser alvo de vândalos que estão pichando a pedra descaracterizando e tirando sua beleza natural. Recentemente vândalos, picharam um dos pontos mais belo da pedra, que a fenda por onde os devotos passam em busca de curas ou esperanças de casamento. Local também onde já foram feitas dezenas, de reportagens e documentários para tvs de todo o Brasil.

A exceção do ambientalista Aramy Fablicio, tido por muitos como o guardião da Serra do Botopitá, a depredação praticada contra a Pedra de Santo Antônio, tem sido completamente ignorada. Sem meios ou recursos, na luta desigual pela preservação do ambiente, Aramy, tem recorrido às redes sócias postando fotos da depredação ambiental.

A maior preocupação do ambientalista, é que a pedra é formada por fragmentos, tornando-a porosa. Ele alerta, que se as tintas usadas nas pichações não forem removidas o mais rápido possível, dificilmente será possível recuperar o dano causado contra o monumento natural.

Aramy informou que desenvolveu uma técnica capaz de remover a tinta, mas que precisa de apoio logístico para por em pratica. Ele inclusive já levou o problema ao prefeito de Fagundes, estando no aguarde de uma resposta.
“Essa fenda é onde os jornais e tevês documentam a saída das pessoas depois de passarem por baixo da pedra, principalmente os romeiros que pagam promessas passando por baixo dela. Uma pichação enorme em um dos mais bonitos monumentos naturais da Paraíba. Essa foi a maior agressão, já praticada contra a Pedra de Santo Antônio, outras eu consegui limpar, mas essa é muito grande, para fazer o trabalho preciso de apoio logístico” lamentou Aramy

Crenças
Na Pedra de Santo Antônio a peregrinação tem início quando os devotos sobem a serra a pé, cobrindo quase dois quilômetros para obter curas de enfermidades, fazer pedidos, retribuir graças concretizadas e buscar o casamento dos sonhos.

Reza a lenda que a imagem de Santo Antônio foi encontrada numa fenda da Pedra por migrantes escravos no século XIX, vindos de Pernambuco. Por três vezes, a imagem foi transferida para a Igreja de Fagundes, mas sempre desaparecia misteriosamente, e dias depois era encontrada em seu local de origem. No terceiro desaparecimento, a pequena passagem na Pedra tornou-se de difícil acesso e a imagem nunca mais foi vista. Em 1904, foi construída uma igrejinha no lugar, com uma estátua de Santo Antônio. A partir daí, começaram as romarias que ocorrem até os dias de hoje. A cada ano, é cada vez maior o número de fiéis que visitam o templo no mês de junho.

Fagundes
O município de Fagundes está localizado no Compartimento da Borborema, situado a 40 km de Campina Grande e a 120 km de João Pessoa.

Fotos créditos: Amary Fablicio

0 comentários:

Postar um comentário