Militantes e lideranças do PT iniciam processo de consolidação de uma candidatura capaz de resgatar a importância do PT na Paraíba.


Vladimir Chaves



O Partido dos Trabalhadores realiza no mês de novembro o evento mais importante da legenda. Trata-se da mais importante festa democrática do conjunto partidário, o Processo de Eleições Diretas (PED). Único partido no Brasil, a promover eleições diretas para renovação  das direções municipais, estaduais e nacional, oportunidade em que os filiados elegem ainda os representantes dos Conselhos Fiscais, de Ética e os delegados e delegadas que irão participar dos Congressos que definirão as táticas eleitorais de 2014 e 2016.

Um milhão e seiscentos mil filiados estão aptos a votarem e consequentemente serem votados, no PED de 2013, que esse ano inova com a adoção de urnas eletrônicas.  Na Paraíba aproximadamente 30 mil filiados estarão aptos a participarem do Processo de Eleições Diretas.

Democraticamente dividido em diversas tendências e agrupamentos internos, o processo de dialogo entre as tendências internas já está a pleno vapor, na busca da consolidação de nomes que encabeçarão as mais diversas candidaturas.

Entre os agrupamentos que irão apresentar candidato a presidente estadual do PT da Paraíba, está a Mensagem ao Partido, liderada no estado pelo deputado federal Luiz Couto, que conta com o apoio da Democracia Socialista (DS), Movimento de Ação e Identidade Socialista (MAIS), Novos Rumos e Independentes.

Para tanto, está sendo posto em pratica um calendário de Encontros Regionais com lideranças e militantes, buscando construir uma candidatura que possa contemplar os desejos de mudanças da maioria absoluta dos filiados. Entre as criticas da militância, está as alianças feitas nas últimas eleições que não respeitaram o comprometimento com as questões programáticas do partido, valorizando mais o pragmatismo. Outro tema que o conjunto de filiados e militantes tem priorizado nos debates é a retomada das bandeiras de lutas dos movimentos sociais. No âmbito nacional, o tema que tem recebido maior atenção nos debates é a reeleição de Dilma e a Reforma Politica.

O último encontro promovido pelo agrupamento coordenado pelo deputado Luiz Couto, aconteceu, sábado dia 20, na Câmara Municipal de Campina Grande, com a presença de lideranças dos municípios de: João Pessoa, Riachão do Bacamarte, Boqueirão, Pombal, Juazeirinho, Mulungu, São José do Cariri, Serra Branca, São José do Tigre, Gurinhém, Serra Branca, Queimadas, Nova Floresta, Guarabira, Alagoinha, Remígio, Cajazeiras, Serra Redonda e Campina Grande.


O encontro contou a presença do ex-secretário Geral do PT nacional, Eloí Pietá, que já foi também prefeito de Guarulhos, por duas gestões, além de deputado estadual.

Na oportunidade Pietá, explanou as dificuldades e expectativas que o partido almeja para os próximos anos, entre estas, a reeleição da presidenta Dilma Rousseff, a Reforma Politica, a busca de alianças no campo da esquerda, a participação mais ativa do partido nos movimentos sociais.

A mesa dos trabalhos foi representada por: Luiz Couto (representando a Mensagem estadual), Eloí Pietá (representando a Mensagem nacional) Rosario Cardoso (vice-presidente do PT Campina Grande), Poliana Dutra (prefeita de Pombal), Vladimir Chaves (representando a DS estadual)

Frases:

“Os principais aliados do PT não querem a reforma politica. Queremos tirar a influencia do poder econômico, mas nossos aliados não deixam. Isso tem levado até companheiros do PT a essa pratica” Eloí Pietá.

“Os partidos de esquerda que mantiverem apenas a velha tradição de luta interna pelo controle dos aparelhos de poder, sem projeto ousado e inovador, ficarão cada vez mais distantes das bases sociais já em movimento, que lutam para promover a democratização da democracia” Tarso Genro.

0 comentários:

Postar um comentário