Antes de exigir justiça de Deus, precisamos permitir que Ele transforme a nossa própria vida


Vladimir Chaves

Uma reflexão sobre Juízes 19 e 20, o arrependimento coletivo e a responsabilidade espiritual do povo de Deus diante da corrupção moral e política.

O relato dos capítulos 19 e 20 do livro de Juízes contém uma das passagens mais dolorosas da história de Israel. Não encontramos ali apenas a descrição de um crime brutal, de uma disputa entre tribos ou de uma guerra civil. Encontramos uma sociedade profundamente adoecida, na qual a violência, a omissão e a resistência em reconhecer o próprio pecado conduziram o povo a uma tragédia ainda maior.

A história nos coloca diante de uma pergunta que continua necessária em nossos dias: como podemos exigir que Deus faça justiça sobre uma nação quando nós mesmos resistimos à transformação que Ele exige de cada um de nós?

Quando a defesa do culpado se torna uma tragédia nacional

Em Juízes 19, uma mulher é submetida a uma violência terrível e morre. O crime provoca indignação entre as demais tribos de Israel, que se reúnem para exigir que os responsáveis sejam entregues para responder por seus atos.

Segundo Juízes 20:2, os israelitas reunidos somavam quatrocentos mil homens armados. Do outro lado, a tribo de Benjamim reuniu vinte e seis mil soldados, além dos homens de Gibeá. A questão, portanto, não era simplesmente uma disputa territorial ou uma divergência entre lideranças. Tratava-se da resposta de uma comunidade diante de um crime que exigia responsabilização.

Entretanto, os benjamitas se recusaram a entregar os culpados. Em vez de isolarem os criminosos e permitirem que respondessem por seus atos, prepararam-se para enfrentar as outras tribos.

A narrativa revela uma realidade perigosa: quando um grupo se compromete mais com a proteção dos seus do que com a defesa da justiça, o erro individual pode transformar-se em culpa coletiva. O vínculo tribal passou a valer mais do que a vida da vítima e a responsabilidade diante de Deus.

É preciso, contudo, observar uma distinção importante. O texto bíblico não afirma que todos os benjamitas participaram do crime, mas mostra que a decisão coletiva de resistir à responsabilização levou a tribo a uma guerra devastadora.

Essa é uma das grandes advertências da passagem: proteger alguém apenas porque pertence ao nosso grupo, à nossa família, ao nosso partido ou à nossa liderança pode nos tornar participantes de uma injustiça que não cometemos originalmente, mas que escolhemos sustentar.

O mesmo princípio se aplica à política. Quando uma autoridade protege aliados acusados de irregularidades, quando instituições deixam de agir corretamente por conveniência e quando cidadãos defendem seus representantes independentemente da verdade, a lealdade deixa de ser uma virtude e se transforma em instrumento de corrupção.

Não é a identidade do acusado que determina se ele deve ser responsabilizado, mas a verdade dos fatos e a justiça que deve alcançar a todos.

O problema não está apenas na existência de pessoas más. Está também na disposição de pessoas comuns de protegê-las quando acreditam que a queda dos culpados poderá prejudicar os seus próprios interesses.

Uma causa justa não dispensa quem a defende de examinar o próprio coração

Antes de iniciar a guerra, os israelitas consultaram o Senhor e perguntaram qual tribo deveria subir primeiro. Deus indicou Judá, conforme Juízes 20:18.

Apesar disso, Israel sofreu uma derrota terrível: vinte e dois mil homens morreram.

Depois, o povo voltou a consultar o Senhor e recebeu autorização para prosseguir. Mesmo assim, sofreu outra derrota, com mais dezoito mil mortos.

Somente na terceira ocasião, depois de chorar, jejuar, oferecer sacrifícios e buscar novamente a direção divina, Israel recebeu a promessa de vitória, conforme Juízes 20:26-28.

Essa sequência merece atenção porque contraria uma conclusão precipitada que frequentemente tiramos dos conflitos humanos: a de que, se estamos defendendo uma causa justa, Deus necessariamente nos dará vitória imediata.

A causa de Israel era legítima no que dizia respeito à exigência de responsabilização pelos criminosos. Mas isso não significava que o povo estivesse isento de suas próprias responsabilidades espirituais.

O texto não explica detalhadamente por que ocorreram as duas primeiras derrotas. O que o relato apresenta com clareza é que, antes da batalha decisiva, o povo se humilhou de maneira mais profunda, chorou diante do Senhor, jejuou, ofereceu sacrifícios e buscou sua direção.

Há aqui uma lição: não podemos transformar a justiça da nossa causa em um certificado de aprovação de toda a nossa conduta.

Podemos estar certos em uma questão e errados em outras. Podemos denunciar a corrupção de uma autoridade e, ao mesmo tempo, praticar pequenas desonestidades. Podemos condenar a violência pública e alimentar a crueldade em nossas relações. Podemos exigir integridade dos outros enquanto encontramos justificativas para nossos próprios desvios.

O fato de reconhecermos o erro alheio não nos torna automaticamente justos.

Uma causa justa precisa de pessoas dispostas a examinar também a si mesmas. Caso contrário, a luta contra a injustiça corre o risco de se transformar apenas em uma disputa pela substituição de quem ocupa o poder, sem qualquer mudança profunda na maneira como a sociedade vive.

O choro que Deus procura não é apenas o da derrota, mas o do arrependimento

Existe uma diferença entre lamentar porque perdemos e chorar porque reconhecemos que precisamos mudar.

O primeiro sentimento pode nascer da frustração. Perdemos uma eleição, uma causa, uma oportunidade ou a esperança de ver determinada situação resolvida. Ficamos indignados porque os acontecimentos não seguiram o caminho que desejávamos.

O segundo sentimento é mais profundo. Ele nasce quando a verdade deixa de ser apenas uma acusação dirigida aos outros e passa a iluminar a nossa própria consciência.

O arrependimento bíblico não consiste somente em sentir tristeza pelo que aconteceu. Ele envolve reconhecer o pecado, abandonar as justificativas e mudar de direção.

João Batista não chamou as pessoas apenas para manifestarem tristeza, mas para produzirem frutos dignos de arrependimento (Mateus 3:8). Paulo também ensina que a tristeza segundo Deus produz arrependimento para a salvação (2 Coríntios 7:10).

Isso significa que o arrependimento precisa deixar marcas concretas na vida.

Se enganamos alguém, precisamos abandonar a mentira e, quando possível, reparar o prejuízo causado. Se exploramos a confiança de outra pessoa, precisamos deixar de fazê-lo. Se usamos nossa posição para obter vantagens indevidas, precisamos renunciar à prática. Se negligenciamos quem sofre, precisamos transformar a indiferença em responsabilidade.

Chorar diante de Deus sem aceitar mudanças pode aliviar momentaneamente a consciência, mas não corrige o comportamento que produziu o erro.

O arrependimento verdadeiro não pergunta apenas: “Senhor, por que estamos perdendo?”

Ele também pergunta: “Senhor, o que precisamos abandonar? Onde nos desviamos? Que práticas temos defendido e que atitudes precisamos corrigir?”

A primeira pergunta procura uma explicação para a derrota. A segunda abre espaço para a transformação.

Queremos justiça contra a corrupção, mas somos honestos nas pequenas coisas?

É relativamente fácil condenar um político que desvia dinheiro público. Mais difícil é examinar a nossa própria relação com a honestidade quando ninguém está observando.

É fácil exigir que autoridades cumpram a lei, mas precisamos perguntar se respeitamos nossos compromissos, se pagamos corretamente pelo que devemos, se tratamos com honestidade nossos clientes, se cumprimos nossas obrigações e se devolvemos aquilo que não nos pertence.

A corrupção não começa necessariamente em grandes gabinetes. Ela também se manifesta nas pequenas decisões em que alguém prefere o benefício pessoal àquilo que sabe ser correto.

Isso não significa equiparar uma desonestidade cotidiana a um esquema de corrupção pública, nem diminuir a gravidade dos crimes praticados por autoridades. As responsabilidades e os danos podem ser muito diferentes. Significa reconhecer que o princípio moral da honestidade não pode ser exigido dos outros e abandonado por nós.

Quem deseja uma sociedade mais justa precisa cultivar a justiça também na vida privada.

O cidadão que denuncia o desvio de recursos públicos, mas considera aceitável enganar um cliente quando surge uma oportunidade, está defendendo um princípio que ainda não permitiu governar integralmente sua própria conduta.

A mudança social não depende de que sejamos pessoas sem falhas, mas de que deixemos de tratar nossas falhas como se fossem aceitáveis apenas porque são nossas.

A pergunta que precisamos fazer não é se somos tão corruptos quanto aqueles que criticamos. É se estamos dispostos a abandonar tudo aquilo que, em nossa própria esfera de responsabilidade, contraria a verdade e a justiça.

Condenamos a imoralidade pública, mas o que alimentamos em segredo?

A mesma contradição aparece quando condenamos a degradação moral de uma sociedade, mas não examinamos o que escolhemos assistir, ouvir e alimentar em nossa intimidade.

É possível denunciar a exploração sexual, a banalização do corpo humano e a destruição de valores familiares, enquanto consumimos conteúdos que reduzem as pessoas a objetos de prazer.

Jesus ensinou que a vida moral não pode ser avaliada apenas pela aparência exterior. Em Mateus 5:27-28, Ele leva a discussão sobre o adultério para o campo das intenções e dos desejos do coração.

Essa palavra nos impede de limitar a santidade ao comportamento que outras pessoas conseguem observar.

Podemos construir uma reputação pública de defensores da família e, ao mesmo tempo, cultivar em segredo hábitos que contradizem os valores que anunciamos. Podemos condenar a promiscuidade dos outros sem questionar a nossa própria disposição de alimentar a luxúria.

A santidade bíblica não é uma apresentação destinada a conquistar a aprovação de uma comunidade religiosa. É um compromisso com Deus que alcança também os pensamentos, os desejos, as escolhas e aquilo que fazemos quando não há testemunhas humanas.

Não faz sentido exigir uma sociedade moralmente saudável se não estamos dispostos a tratar com seriedade a formação moral de nossa própria vida.

s a todos os que criticamos. É possível combater a corrupção sem transformar a própria indignação em autorização para agir de maneira injusta.

A santificação começa quando deixamos de utilizar Deus apenas como aquele que deve corrigir os outros e reconhecemos que também precisamos ser corrigidos por Ele.

O que precisa mudar antes de Brasília mudar?

A transformação política de uma nação depende de instituições responsáveis, leis aplicadas com imparcialidade, fiscalização, participação cidadã e governantes comprometidos com o interesse público. A oração e a santificação individual não substituem essas exigências.

Seria um erro dizer que todos os problemas do Brasil desapareceriam se cada cidadão se tornasse moralmente correto. A realidade social é mais complexa, e o Estado continua responsável por cumprir seus deveres.

Mas também seria um erro imaginar que instituições melhores podem ser sustentadas indefinidamente por uma cultura que despreza a honestidade, tolera a exploração e recompensa a esperteza.

A corrupção institucional precisa ser combatida por mecanismos institucionais. Ao mesmo tempo, a cultura que normaliza a desonestidade precisa ser confrontada na família, no trabalho, na igreja, na escola e nas relações sociais.

Uma sociedade não muda apenas porque seus cidadãos desejam que os poderosos sejam diferentes. Ela também muda quando esses cidadãos passam a exigir de si mesmos os princípios que exigem dos outros.

A mudança que queremos em Brasília precisa começar em nossas casas, mas não pode terminar nelas. Precisa alcançar nossos negócios, nossas comunidades, nossas igrejas e nossa participação política. Precisa produzir cidadãos que não vendam sua consciência, líderes que prestem contas, instituições que não protejam culpados e comunidades que não abandonem os vulneráveis.

O Brasil não precisa apenas de pessoas indignadas com a corrupção. Precisa de pessoas dispostas a rejeitar a corrupção mesmo quando ela lhes oferece vantagens.

Não precisa apenas de pessoas que denunciem a imoralidade alheia. Precisa de pessoas que aceitem examinar os próprios hábitos.

Não precisa apenas de pessoas que peçam justiça em oração. Precisa de pessoas que pratiquem a justiça quando têm oportunidade de agir.

E não precisa apenas de pessoas que falem em nome de Deus. Precisa de pessoas cuja conduta não contradiga o Deus em cujo nome falam.

Enfim, a história de Juízes 19 e 20 não oferece uma fórmula simples para interpretar todos os conflitos políticos contemporâneos. Ela nos apresenta, porém, uma advertência poderosa sobre as consequências da violência, da cumplicidade e da incapacidade de reconhecer a própria responsabilidade diante de Deus.

Israel tinha uma causa legítima, mas enfrentou derrotas devastadoras antes da vitória. Na terceira ocasião, o povo chorou, jejuou, ofereceu sacrifícios e buscou a direção do Senhor. A narrativa nos convida a levar a sério a necessidade de humilhação diante de Deus, sem transformar esse episódio em uma promessa automática de vitória para qualquer grupo que se considere justo.

Essa é a parte da história que mais deveria nos inquietar.

Queremos que Deus faça justiça contra os governantes corruptos. Mas estamos dispostos a abandonar a desonestidade em nossa própria vida?

Queremos que Ele confronte a imoralidade pública. Mas aceitamos examinar aquilo que alimentamos em segredo?

Queremos que os poderosos respondam pelos seus atos. Mas permitimos que nossos próprios erros sejam corrigidos ou sempre encontramos uma justificativa para eles?

Queremos que o Brasil seja uma nação mais justa. Mas estamos dispostos a tratar com dignidade aqueles que não podem nos oferecer nenhuma vantagem?

Queremos que Deus transforme o país. Mas aceitamos que essa transformação comece em nós?

Essas perguntas não devem ser usadas para absolver governantes, transferir a culpa dos poderosos para os cidadãos ou silenciar denúncias legítimas. Cada pessoa e cada instituição devem responder por suas próprias responsabilidades. A santidade do povo não elimina o dever de fiscalizar o Estado, assim como a corrupção do Estado não elimina o dever individual de viver com integridade.

O que precisamos abandonar é a ideia de que podemos exigir de Deus uma transformação nacional enquanto tratamos nossa transformação pessoal como algo secundário.

O arrependimento que a Bíblia apresenta não é apenas uma mudança de sentimento diante da derrota. É uma mudança de direção diante da verdade.

Talvez a pergunta mais importante para a igreja brasileira não seja apenas por que o país continua enfrentando tantas injustiças, mas se estamos dispostos a viver de maneira coerente com a justiça que anunciamos.

Talvez precisemos de menos discursos que apenas confirmem nossa indignação e de mais disposição para permitir que a Palavra de Deus confronte nossas conveniências.

Talvez a primeira grande vitória que precisamos buscar não seja a derrota de um adversário político, mas a derrota da mentira, do orgulho, da indiferença e da desonestidade dentro de nós.

Porque não basta querer um Brasil governado por pessoas melhores. Precisamos também cultivar uma sociedade na qual a verdade não seja negociada, a justiça não dependa de alianças e a fé não seja utilizada para encobrir interesses particulares.

Que Deus nos dê coragem para denunciar o mal onde quer que ele esteja, humildade para reconhecer o mal que ainda existe em nós e sabedoria para agir sem abandonar a verdade.

E que a nossa oração por um Brasil transformado não seja apenas um pedido para que Deus mude aqueles que nos governam, mas também uma disposição sincera para que Ele transforme a maneira como nós mesmos vivemos.

A mudança que desejamos para o Brasil precisa começar em nossos corações, manifestar-se em nossas casas e alcançar a sociedade por meio de atitudes concretas. Não para comprarmos o favor de Deus, mas porque não podemos afirmar que desejamos andar em seus caminhos enquanto nos recusamos a abandonar os nossos próprios desvios.

0 comentários:

Postar um comentário

Conteúdo é ideal para leitores cristãos interessados em doutrina, ética ministerial e fidelidade bíblica.