EPIDEMIA: Paraíba registra terceira morte por dengue e chikungunha


Vladimir Chaves



A Paraíba registrou, na última segunda-feira (26), a segunda morte por dengue no estado e nesta quarta-feira (28), uma morte por chikungunya, somando três óbitos por arboviroses neste ano. Há pelo menos outros quatro casos em investigação.

Dados da Secretaria de Estado de Saúde apontavam, até meados deste mês de fevereiro, notificações de 689 casos prováveis de arboviroses, sendo 588 para dengue, 96 para chikungunya e cinco para zika. Todas as doenças são transmitidas pelos mosquitos Aedes.

A vítima que faleceu nesta semana apresentava condições de saúde delicadas, como diabetes, hipertensão e doença hematológica. Já a primeira morte por dengue na Paraíba foi também de uma mulher, residente do município de Camalaú, com 24 anos e quadro de obesidade. A vítima da chikungunya possuía uma doença crônica no fígado.

Manifestações possíveis – Em caso de infecção, o indivíduo pode manifestar quatro diferentes tipos de dengue, que vão de 1 a 4. Os principais sintomas são dor no corpo, febre, cansaço, fadiga, “dor na bola do olho” e manchas vermelhas, que podem vir acompanhadas de coceiras.

Dengue hemorrágica – Em casos mais graves, na chamada “dengue hemorrágica”, há outros tipos de sinais. Dentre eles, destacam-se sonolência, desorientação, desmaios, sensação de queda de pressão, sangramento gengival e antecipação da menstruação já durante o quadro de dengue.

Entretanto, se o paciente apresentar os sintomas mais leves da doença, o cuidado mais básico que deve ser adotado é manter a hidratação. Tomar bastante água e sucos é fundamental.

Confira como evitar a proliferação do mosquito

• Manter as garrafas vazias ou baldes virados para baixo;

• Não deixar entulho no quintal ou nas ruas e varrer diariamente a água parada;

• Cobrir as caixas d'água, poços ou piscinas e manter as calhas de água limpas;

• Colocar terra ou areia nos pratos dos vasos das plantas;

• Manter a lata de lixo devidamente tampada e descartar corretamente cascas de coco, latas de refrigerantes, copo plástico, garrafas, embalagens etc;

• Guardar pneus em locais cobertos, longe da chuva. Faça furos na parte de baixo ou entregue no serviço de limpeza;

• Tampar os ralos pouco usados com um plástico, jogando água sanitária no cano duas vezes por semana;

• Diminuir o número de bebedouros de cães, gatos e passarinhos e manter o aquário limpo e fechado;

• Colocar telas de proteção nas janelas e mosquiteiros na cama para dormir.

0 comentários:

Postar um comentário