Campina Grande volta a integrar CIB e a participar das discussões sobre políticas públicas de saúde para o Estado


Vladimir Chaves

 


A cidade de Campina Grande obteve mais uma conquista na consolidação da saúde pública do Município. A Rainha da Borborema voltou a ter assento na Comissão Intergestores Bipartite (CIB), que discute as estratégias das políticas públicas de saúde para a Paraíba de forma bilateral, com a participação do Estado e dos Municípios.

Apesar de ser a segunda maior cidade da Paraíba, o Município não integrava a CIB. O reingresso de Campina Grande foi consolidado na segunda-feira, 3, quando a Secretaria Municipal de Saúde participou, pela primeira vez, da reunião ordinária.

“Esse assento em uma cadeira na Comissão Intergestores Bipartite, que a alguns pode parecer um mero procedimento técnico, é na verdade um justo reconhecimento à grandeza de Campina Grande. Campina é uma referência para mais de 170 municípios, em diversas especialidades diferentes, e tem pactuação com dezenas de cidades paraibanas”, disse o Secretário Filipe Reul.

Nesta reunião foi discutida a 16ª pauta de vacinação da Campanha de Imunização contra a Covid-19. Campina Grande vai receber 10.260 doses do imunizante AstraZeneca/Oxford para realizar a aplicação em pessoas com comorbidades e profissionais das forças de segurança. Além dessa conquista, a Secretaria Municipal de Saúde também foi convidada para integrar a Comissão Estadual de Vacinação da Covid-19.

Outro passo importante foi a aprovação na CIB da necessidade de reconhecimento do maior número de profissionais de saúde a serem vacinados na cidade do que o que foi estipulado. O Município vai receber doses referentes a 21 mil trabalhadores e não mais 11 mil, como seria anteriormente. “Essas conquistas são marcos importantes porque Campina Grande precisa estar incluída no planejamento das políticas públicas de saúde do Estado”, finalizou Reul.

0 comentários:

Postar um comentário