Vereador Márcio Melo cobra instalação de usina solar fotovoltaica em Campina Grande.


Vladimir Chaves


O vereador Márcio Melo (PSD), voltou a defender uma ampla mobilização da sociedade campinense no sentido de cobrar do Governo Federal estudos sobre a viabilidade da implantação de uma usina de energia solar no município de Campina Grande. Na Câmara Municipal de Campina Grande o vereador tem buscado criar uma frente parlamentar que possa articular junto à bancada federal da Paraíba um movimento que paute a necessidade de uma usina de energia solar no Compartimento da Borborema.

Na ótica do vereador a implantação de uma usina de energia solar é imprescindível não só para o futuro e o progresso de Campina Grande, como para toda a Paraíba. Segundo Márcio, a região do Compartimento da Borborema reúne todas as condições para abrigar uma usina solar de grande porte.

Para Márcio, o Nordeste passa por um boom de investimentos em novas usinas de geração de energia solar fotovoltaica, no governo do presidente Bolsonaro, e compete a classe politica, empresarial e intelectual do Compartimento da Borborema unir forças e aproveitar o bom momento da nova politica de geração de energia e cobrar do Governo Federal atenção especial para a cidade que é a “capital da inovação e do trabalho”.

Nordeste uma região privilegiada:

A região Nordeste é privilegiada já que tem alto índice de irradiação solar e favorece a atratividade para o desenvolvimento de novos projetos solares fotovoltaicos de pequeno, médio e grande portes. As usinas solares fotovoltaicas do Brasil têm se destacado por sua alta produtividade, com fator de capacidade médio 54% maior do que a média mundial, graças à combinação de um excelente recurso solar, do uso de equipamentos e componentes modernos e de alta tecnologia e do empenho do setor na operação das usinas.

Segundo a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR), o Brasil possui atualmente 2,2 GW de potência instalada operacional em usinas solares fotovoltaicas de grande porte, o equivalente a 1,3% da matriz elétrica do País. Estas usinas solares fotovoltaicas operam em nove estados brasileiros, nas regiões Nordeste, Sudeste e Norte do País, com destaque para Bahia, Minas Gerais, Ceará, Piauí e São Paulo.

0 comentários:

Postar um comentário