Ditadura bolivariana jogou 96% dos venezuelanos na pobreza.


Vladimir Chaves


A Pesquisa Nacional de Condições de Vida 2019-2020 (Encovi), publicada por pesquisadores da Universidade Católica Andrés Bello em Caracas, mostra que os níveis de pobreza na Venezuela dispararam durante 2019, fazendo com que o país se tornasse oficialmente o mais pobre da América Latina e do Caribe.

Em 2019, a renda média na Venezuela era de 72 centavos de dólar por dia. De acordo com o relatório, tendo por base exclusivamente o fator renda, 96% dos venezuelanos vivem na pobreza e 70% vivem na pobreza extrema.

“Os resultados da Encovi são um triste reflexo da realidade do povo da Venezuela”, disse o legítimo presidente interino, Juan Guaidó*. “Eles não são números isolados, nem números frios, mas o reflexo do que os venezuelanos estão sofrendo neste momento.”

O estudo também calculou a pobreza multidimensional observando vários outros fatores além de renda, como acesso a educação e serviços públicos. Com base nesses índices, 64,8% das famílias na Venezuela vivem na pobreza. De acordo com o relatório, esses números foram 13% menores em 2018, ilustrando como Maduro afundou ainda mais a economia venezuelana desde o ano passado.

“A Venezuela se afastou consideravelmente de seus pares sul-americanos, se aproximando da situação que alguns países do continente africano enfrentam”, afirma o relatório.

Considera-se que apenas 3% das famílias na Venezuela têm segurança alimentar, em comparação com 10% das famílias em 2018, segundo o relatório. Isso significa que 97% dos venezuelanos não sabem ao certo de onde virá sua próxima refeição ou quando ela chegará.

0 comentários:

Postar um comentário