Votação da MP de combate às fraudes no INSS enfrenta boicote e chantagem de senadores.


Vladimir Chaves


O governo tem até esta segunda-feira, 3, para aprovar no Senado a medida provisória de combate às fraudes no INSS. No entanto a matéria corre risco de caducar por uma série de fatores, a principal dela é a possível falta de quórum, já que os senadores não costumam trabalhar na segunda-feira, outro risco é chantagem por parte de partidos como MDB e PSD.

Para que a votação tenha quórum é preciso a presença de no mínimo 41 dos 81 senadores no plenário, a sessão está marcada para as 16 horas. Para o líder do governo no Senado Federal, a expectativa é 55 a 65 senadores no plenário.

“Esperamos que haja quórum por volta das 17h30 e possamos votar a matéria e aprová-la. Não há risco, vamos votar”, disse Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE).

Caso a MP 871, assinada pelo presidente Jair Bolsonaro, não seja votada nesta segunda-feira, a projeção da equipe econômica é de um prejuízo de mais de 10 bilhões/ano.

Chantagem

Mesmo alcançando quórum a MP corre o risco de não ser aprovada já que o MDB, que tem a maior bancada no Senado, com 13 integrantes ameaça comprometer a votação pelo fato do presidente ter declaro que iria vetar o despacho gratuito de bagagem aérea aprovado recentemente pelo Congresso.

Já as bancadas do PT e PSD, cogitam não registrar presença no plenário apostando na falta de quórum.

“Não somos nós que vamos dar presença para o governo. Acho que o governo vai conseguir se mobilizar para levar senadores, mas, talvez, vários partidos entrem em obstrução e isso pode ser que derrube a medida provisória”, afirmou o senador Rogério Carvalho (PT).

“Vamos para Brasília, mas, por nós, não vai ter quórum” disse o líder do PSD, Otto Alencar (BA).

A Medida Provisória 871 - Cria um programa de revisão de benefícios do INSS, cria o cadastro do trabalhador rural e restringe pagamento de auxilio-reclusão apenas aos detentos que cumprem pena em regime fechado.




0 comentários:

Postar um comentário